em

Aftas o que são, causas e tratamento

Você tem ou conhece alguém que tem aftas? Sabe o que pode causar esse problema? É disso que trataremos aqui. O que são aftas? Aftas são lesões características de algumas regiões específicas da cavidade oral, como mucosa jugal, palato mole, ventre de língua e assoalho de boca. Trata-se de lesão dolorosa e ulcerada – úlceras […]

Você tem ou conhece alguém que tem aftas? Sabe o que pode causar esse problema? É disso que trataremos aqui.

O que são aftas?

Afta bucal
Afta bucal. Foto: Wikimedia

Aftas são lesões características de algumas regiões específicas da cavidade oral, como mucosa jugal, palato mole, ventre de língua e assoalho de boca.

Trata-se de lesão dolorosa e ulcerada – úlceras são depressões na mucosa, que a deixam descontínua e geram dor no paciente.

Aftas não contêm secreções no interior, e têm um fundo esbranquiçado ou amarelado chamado de fibrina. Elas apresentam halos hiperemiados em volta de cada lesão, e antes de surgirem, alguns indivíduos apresentam apenas uma área hiperemiada ou alteração sensitiva no local.

Após instalação da afta, ela normalmente ameniza em poucos dias com o uso ou não de medicação tópica.

Causas das aftas

Algumas deficiências vitamínicas ou minerais podem causar afta, por exemplo, de B12, ferro, ácido fólico, além de determinadas doenças hematológicas como neutropenia cíclica.

Alguns alimentos como chocolate, nozes, castanhas ou avelã, podem causar aftas, que costumam piorar com o estresse emocional e alterações hormonais (principalmente as do período menstrual).

As aftas habitualmente duram sete dias, se mais que isso podem estar ligadas à doenças graves e/ou sistêmicas.

Fatores que indicam associação da afta com doença sistêmica

  • Intensidade da dor: uma afta extremamente dolorosa, que não ameniza com analgésicos habituais, pode estar associada à algo mais grave.
  • Recorrência da afta: algumas delas voltam a se manifestar mesmo após a cicatrização de outras.
  • Duração da afta: quando duram mais do que 7 a 10 dias.

Doenças confundidas com a afta

Existe uma vasculite (doença dos vasos) chamada doença de Behçet, que provoca lesões cutâneas, genitais e orais, além de alterações visuais.

No Brasil, a sífilis é uma doença de alta prevalência, e a lesão primária dela é semelhante à da afta, porém, esta dói, ao contrário daquela, ou seja, lesão semelhante à afta que não dói pode ser sífilis.

Muitos pacientes e até mesmo alguns médicos relacionam a presença de aftas com alterações gástricas, como gastrite e refluxo, porém, isso ainda não foi comprovado, apesar de muitos com afta terem essas alterações gástricas.

Muitas lesões dolorosas são confundidas com afta, porém, podem ser infecções como:

  • Doença mão-pé-boca
  • Primeira infecção herpética (herpes)
  • Herpangina
  • Câncer de boca

Tratamento

Se você tiver uma lesão na boca que se caracterizar como afta é importante se consultar com um otorrinolaringologista ou um dentista.

O uso do bicarbonato e a cauterização das aftas não altera o curso da doença, aliás, existem vários tratamentos divulgados na internet que podem ser até mesmo prejudiciais ao paciente.

*Paulista de Taubaté, Aldo José dos Santos, CRM: 133366, é médico generalista graduado pela UNITAU. Colabora também no portal Leet Doc.

*Colaborador

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de inteira responsabilidade do seu autor.

Carnaval de Salvador. Foto: Reprodução/CORREIO

Carnaval de Salvador: Veja como chegar tranquilamente à capital para curtir a maior festa popular de rua do planeta

banca de jornal, newspaper-961025

Disseminação de informação