em

Saúde bucal: dentista dá dicas para cuidar dos dentes no verão

O verão chegou com muito calor e, com isso, aumenta o consumo de água, bebidas geladas e sorvetes. No entanto, é preciso estar ainda mais atento à prevenção contra erosão ácida e cáries, problemas que costumam aparecer com mais frequência nesta estação. “Os cuidados bucais que tomamos durante as outras estações do ano, devem se […]

Ilustração. Foto: Pixabay

O verão chegou com muito calor e, com isso, aumenta o consumo de água, bebidas geladas e sorvetes. No entanto, é preciso estar ainda mais atento à prevenção contra erosão ácida e cáries, problemas que costumam aparecer com mais frequência nesta estação.

“Os cuidados bucais que tomamos durante as outras estações do ano, devem se intensificar durante o verão”, afirma a dentista Isrraela Massena.

Veja algumas dicas para cuidar da saúde bucal na estação mais quente do ano:

1) Se ingerir alimentos açucarados, fique atento!

Sorvetes, picolés e refrigerante costumam ser muito consumidos nessa época. Eles são açucarados e acabam estimulando a proliferação das bactérias bucais, formando biofilme com mais facilidade e agressividade, o que pode resultar em problemas posteriores. Além disso, o leite dos sorvetes também tem a capacidade de formar biofilme mais rápido na língua, causando halitose depois de um tempo.

“Fique atento à sensação de limpeza, quando escovar os dentes. Tentem comparar essa sensação no dia a dia. No caso dos sorvetes, a atenção tem que ser redobrada e o certo a se fazer é ingerir água, fazendo bochechos, após consumi-los. Caso sinta algum problema, fale imediatamente com seu dentista”, observa Isrraela.

2) Faça bochechos após comer alimentos escuros, como o açaí.

Açaís e sucos escuros também são muito consumidos no verão. Eles têm grande quantidade de pigmento, que podem acabar manchando a dentina, deixando o sorriso manchado.

“A dica também é sempre fazer bochecho com água após o consumo desses alimentos muito coloridos naturalmente ou industrialmente”, diz a dentista.

3) Nunca escove os dentes após ingerir alimentos cítricos.

Isotônicos, sucos e frutas cítricas também ficam em alta na temporada de calor. Se consumidos em excesso, como consequência, pode resultar em erosão ácida e cáries, além do possível aumento da sensibilidade. Nesse caso, em especial, o indicado é bochechar com água logo após a ingestão desses alimentos e nunca escovar os dentes imediatamente após a alimentação, mas esperar sempre 30 minutos.

“Isso é importante para ajudar no restabelecimento do PH bucal e a escova não desgastar os dentes que estão frágeis pelo efeito ácido”, esclarece.

4) Não consuma álcool em excesso.

Para quem está de férias no verão, esse momento de descontração e relaxamento pode ser acompanhado por bebidas alcoólicas, como cervejas e caipirinhas. O problema é que devido ao teor de álcool, elas podem causar lesões cancerígenas. Além disso, a cerveja também induz a formação de biofilme na língua, fazendo com que fique branca e possivelmente com halitose. A dica para essa situação é muito simples: não exagere no consumo de qualquer bebida com álcool.

5) Carregue sempre um kit de higiene bucal na bolsa.

Durante o verão também é comum ficarmos mais tempo na rua durante o dia. Praia, piscina e passeios podem se tornar parte da rotina. Lembre sempre de levar com você água, escova de cerdas macias e retas e uma pastinha de dente.

“Além de manter a boca saudável, vai estar sempre fresquinha e pronta pro verão”, finaliza Isrraela Massena.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Wendy Tavares

Wendy Tavares desiste de desfilar no Carnaval na Sapucaí por motivo de saúde

Débora Dunhill

Débora Dunhill é concorrente na décima edição do Love On Top