em

Importância do uso de água tratada nos alimentos

Muito se é falado sobre as questões da água, melhores formas de utilização, durabilidade, reuso, enfim, mas poucas são as pessoas que realmente possuem conhecimento sobre a necessidade do tratamento de água em diversas áreas, dentre elas, é possível destacar a da gastronomia e do cultivo de alimentos. Os malefícios Vários são os malefícios do […]

Muito se é falado sobre as questões da água, melhores formas de utilização, durabilidade, reuso, enfim, mas poucas são as pessoas que realmente possuem conhecimento sobre a necessidade do tratamento de água em diversas áreas, dentre elas, é possível destacar a da gastronomia e do cultivo de alimentos.

Os malefícios
Vários são os malefícios do uso errôneo de água na alimentação, podendo assim, comprometer a saúde pública, uma vez que isso pode acarretar em doenças graves, tais como: febre, infecção intestinal e afins e, tudo isso, pelo “simples” fato da falta de conhecimento aplicado aos alimentos.

A divulgação
Há veículos de comunicação, como a televisão, que, em seus programas culinários trazem essa mensagem de boas maneiras e utilização da água nos alimentos. No entanto, vale ressaltar que, sim, é de extrema importância essa parte, porém, antes dessa preocupação, precisamos pensar que é indispensável usar corretamente a água antes desses alimentos estarem em nossos lares, ou seja, nas plantações.

A água na “construção” do alimento
Assim como nós, seres vivos, precisamos muito da água para diversas funções, os alimentos também precisam. Durante o crescimento do mesmo, a água se faz necessária, pois ela possui, por exemplo, sais minerais importantes para os alimentos, evitando assim, o uso deliberado de agrotóxicos. Lembrando que, a água tratada também possui outro benefício aos alimentos: ela protege contra diversas bactérias.

Com isso, é possível concluir que, a fase de cultivo ou como chamamos também de “construção” do alimento, se faz necessária a utilização de água tratada, pois é isso que fará com que os solos se tornem ricos e férteis, proporcionando alimentos de extrema qualidade. Afinal, a união de bons fatores só pode nos fornecer produtos de qualidade.

Utilização, após o cultivo
Uma vez que os alimentos tenham sido bem trabalhados e cultivados, agora, cabe às pessoas que irão manipula-los a excelência no manuseio.

Escolher os melhores produtos e ter total higiene no momento do preparo, é essencial, haja vista a existência dos micro-organismos e bactérias presentes em todos os locais. Então, aqui fica o alerta principalmente para os chefes de cozinha, alunos de gastronomia, cultivadores e pessoas que manipulam alimentos: higiene e água tratada em primeiro lugar, afinal, a não utilização poderá comprometer de forma significativa a saúde da população que sofrerá sérias consequências.

Informações adicionais
Você que possui contato direto com os alimentos, seja dentro de uma universidade, hotel, restaurante ou de sua própria casa, precisa ter em mente que, além de não desperdiçar desse recurso que é tão importante para a humanidade, é preciso ter em mente a necessidade de ter também as tubulações impecáveis, bem como caixas d’água limpas de tempos em tempos, pois de nada adianta ter o fornecimento de água tratada, feito por uma empresa especializada, se no seu local, a água tratada perde suas propriedades. Isso, certamente, comprometerá na utilização dos alimentos.

Passe essa ideia!
Sendo assim, fica a dica de algo consciente e da importância do tratamento de água desde o cultivo até a utilização e a chegada do produto final aos consumidores finais. Precisamos desse cuidado, buscando, apenas, mais saúde e uma população mais saudável. Portanto, passe essa ideia adiante, espalhando conhecimento e consumo adequado de alimentos bem manipulados.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Rodrigo Faro visita o dentista gato, queridinho dos artistas

Rodrigo Faro visita o dentista gato, queridinho dos artistas

Turismo e esporte lançam oficialmente os jogos de verão 2018 de Correntina

Turismo e esporte lançam oficialmente os jogos de verão 2018 de Correntina