em de

Apneia do sono: 90% da população tem e não sabe

homem dormindo
Foto: Divulgação

Passamos um terço da vida dormindo e, apesar de parecer uma atividade improdutiva, o sono tem um papel fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Ele possui uma função reparadora e a falta de um descanso adequado pode trazer graves consequências como obesidade, prejuízo da memória e da concentração, maior risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, entre outras.

Dados da OMS revelam que 40% da população possui algum distúrbio do sono. Dentre os transtornos, a apneia é o problema mais comum, sendo um distúrbio do sono grave em que a respiração para e começa repetidamente. Pesquisas apontam que 90% das pessoas que sofrem desse mal não foram diagnosticadas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e 33% sofre de apneia do sono.
O Dr. José Flávio Torezan explica como funciona o tratamento para a apneia: “O objetivo principal do tratamento é manter as vias respiratórias abertas para que durante o sono a respiração não seja interrompida. Em alguns casos é indicado o uso de aparelhos odontológicos na boca durante a noite para manter a mandíbula posicionada mais para frente e impedir o bloqueio das vias aéreas e em outros casos a cirurgia é a melhor opção”, conclui Torezan. Segundo o especialista, em casos mais graves é indicado a cirurgia maxilar, que melhora muito a qualidade de vida do paciente.

Outros temas ligados a especialização do Dr. José Flávio Torezan:
Adultos e crianças: Apneia Obstrutiva do sono baixa a qualidade de vida e pode diminuir a expectativa de vida
Cistos nos maxilares podem ser descobertos por acaso com raio X panorâmico
Bichectomia
Medicamentos específicos para osteoporose podem causar necrose nos ossos maxilares
Respiração bucal na criança pode levar a deformidades dos maxilares na fase adulta exigindo cirurgia ortognática para corrigir
Dentes ou próteses que machucam a língua ou buchecha podem levar ao aparecimento de câncer bucal
Dentes infeccionados ou dente do siso inflamado pode causar infecção no coração
Implantes dentários em idosos. Até qual idade podemos realizar?
Cirurgias de ATMs podem estar sendo indicadas sem necessidade
Compreendendo os Dentes do Siso Impactados
Implantes
Você tem vários dentes em fala?
Apenas um dente faltando ou danificado?
Tenha o Seu sorriso de volta
Todos Merecem se alimentar usando dentadura.
Cirurgias ortognáticas (deformidades dento-faciais)
Dor orofacial
Fraturas Faciais
Tumores de boca e face
Reconstruções ósseas de boca e face
Cirurgia Ortognática com benefício antecipado – Ou seja primeiro a cirurgia (logo após a colocação do aparelho ortodôntico) e o paciente não tem que esperar o tempo de preparo ortodôntico convencional. Ele é operado e em seguida começa o preparo ortodôntico. Dai o paciente não se sente tão com aparência ruim no pré cirurgia. A aceitação desse tratamento é maior pelos pacientes.

Dr. José Flávio Torezan
Foto: Divulgação

O Dr. José Flávio Torezan, cirurgião bucomaxilofacial em clínica privada com atividade exclusiva em cirurgia ortognática, cirurgia das ATM’S, cirurgias reconstrutivas maxilo faciais e tumores de boca; Atua nos Hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, Alemão Osvaldo Cruz, Santa Catarina, São Luiz e Hospital do Coração, em São Paulo/SP (http://www.ortognaticatorezan.com.br/).

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: LC3JQAWPE3XK74E e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

PUBLICIDADE
Homenagens à Irmã Dulce marcam o mês de Agosto

Homenagens à Irmã Dulce marcam o mês de Agosto

Projeto Conhecendo o Campo. Foto: Divulgação/Abapa

Abapa apresentará cultura do algodão para estudantes de Barreiras nesta segunda-feira (14)