em

IGHB promove curso em homenagem aos 470 anos de fundação de Salvador

“Salvador 470 anos – evolução urbana: eventos históricos e condicionantes naturais” é tema de curso que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai promover, de 25 a 29 de março de 2019, das 14h às 18h, em homenagem ao aniversário da capital baiana. A proposta é mostrar a urbanização e a História de Salvador […]

IGHB promove curso em homenagem aos 470 anos de fundação de Salvador
Foto: Divulgação

“Salvador 470 anos – evolução urbana: eventos históricos e condicionantes naturais” é tema de curso que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai promover, de 25 a 29 de março de 2019, das 14h às 18h, em homenagem ao aniversário da capital baiana.

A proposta é mostrar a urbanização e a História de Salvador através da associação entre as formas do relevo, suas propriedades e condicionamentos. O participante irá compreender a geomorfologia de Salvador, a sua escarpa da falha, seus antigos rios, como foram condicionadas e se deram as modificações urbanas de Itapuã a Barra, e desta ao Bonfim.

As aulas serão ministradas pelo mestre em geologia e historiador Rubens Antonio, com carga horária de 20 horas e direito a certificação. A inscrição deve ser feita no site www.ighb.org.br

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Conteúdo Programático

Dia 25 – A origem dos terrenos soteropolitanos – uma longa história – A Geologia e a Geomorfologia de Salvador – Os rios de Salvador – As modificações urbanas de Itapuã ao Rio Vermelho .

Dia 26 – As modificações urbanas do Rio Vermelho à Barra – As modificações urbanas da Barra ao Campo Grande.

Dia 27 – Primeiro povoamento e Fundação – As modificações urbanas do Campo Grande ao Dique e à Castro Alves

Dia 28 – As modificações urbanas da Castro Alves ao Carmo, ao Barbalho e Bonfim . –

Dia 29 – Visão geral das modificações – Eventos históricos condicionados pela geomorfologia – Primeiro povoamento e Fundação – Os ataques holandeses de 1624 e 1638 – A Guerra de Independência – A rebelião Malê.

SERVIÇO
Salvador 470 anos – evolução urbana: eventos históricos e condicionantes naturais
25 a 29 de março de 2019, das 14h às 18h
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
www.ighb.org.br

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Vem aí a 15ª edição do SP By Bike

Obra de ampliação de esgoto em Luís Eduardo Magalhães (BA). Foto: Divulgação/Embasa

Embasa investe R$ 9,5 milhões no sistema de esgotamento sanitário de Luís Eduardo Magalhães