em

Projeto Caetanear une teatro, cinema, dança, música e performance a partir da obra de Caetano Veloso

Um potente território criativo artístico tendo como matriz a obra poético-musical de Caetano Veloso será desenvolvido em Salvador entre janeiro e abril de 2019. Trata-se do projeto Caetanear, composto por uma série de ações artísticas: quatro oficinas (teatro, dança, música e audiovisual), três palestras, mostra de filmes, performances, festa, ensaios abertos e show. Encerrando o […]

Caetano Veloso
Caetano Veloso
Caetano Veloso. Foto: Divulgação

Um potente território criativo artístico tendo como matriz a obra poético-musical de Caetano Veloso será desenvolvido em Salvador entre janeiro e abril de 2019. Trata-se do projeto Caetanear, composto por uma série de ações artísticas: quatro oficinas (teatro, dança, música e audiovisual), três palestras, mostra de filmes, performances, festa, ensaios abertos e show. Encerrando o projeto, em abril serão realizadas 10 apresentações do espetáculo Velôsidade Máxima 4.

A nova versão do espetáculo Velôsidade Máxima será desenvolvida ao longo do projeto, e contará com uma co-produção Brasil – Espanha, envolvendo criadores dos dois países. Os atores–dançarinos Clara Garcia (ES), Claudio Machado (BR) e Fabio Vidal (BR) juntam-se aos cineastas performers Edson Bastos (BR) e Henrique Filho (BR) em colaboração com o cineasta espanhol Alexis Borràs (ES) formarão o núcleo de desenvolvimento dessa nova encenação. Junto ao espetáculo serão realizadas ações de mediação de plateia com escolas da rede pública e ações de acessibilidade com a interpretação em LIBRAS.

O projeto é resultado de um processo de pesquisa, que envolve criação e experimentação de diversas formas expressivas cênico-cinematográficas, a partir do legado de Caetano Veloso nos seus mais de 50 anos de atividade artística. Toda a obra e história de vida de um dos mais importantes poetas, filósofos, músicos e escritores brasileiros irá servir de inspiração para mais de 100 artistas envolvidos em Caetanear.

O lançamento do projeto ocorre no dia 8 de janeiro, às 19h, na Casa Rosada (Barris), com o início do ciclo de palestras “Outras Palavras” que ocorrerão mensalmente. O ciclo reunirá estudiosos e literatos para tratar de temas como o Movimento Tropicalista, aproximações entre Gregório de Mattos e Caetano Veloso e a biografia de Caetano. Nesta edição de abertura o pesquisador Marlon Marcos fala sobre “Biografia Caetano, de 1942 até os dias de hoje” seguido do show “Cantando Veloso – Voz e Violão”, com Sandra Simões e Mauricio Azevedo.

Em janeiro e fevereiro serão realizadas oficinas gratuitas em diferentes linguagens: “Velô em solos – Teatro Físico e processo criativo” com Fabio Vidal, “Cinema Transcendental” com Edson Bastos e Henrique Filho, “Território Instável – Corpo em Trânsito” com Clara Garcia Espada e “Insubversos – Cena em Transa” com Claudio Machado e Jarbas Bittencourt. Maiores informações e inscrição através do site www.territoriosirius.com.br/oficinas.

O projeto promoverá ainda no dia 23 de fevereiro a festa-sarau Usina Veloso, um território de encontro de todas as produções artísticas desenvolvidas nas oficinas e com participação de artistas convidados. Local e programação serão divulgados em breve.

Após o Carnaval, em abril, será iniciada a segunda fase do processo que culminará com a realização de dez apresentações do espetáculo Velôsidade Máxima 4.

Caetanear é um projeto desenvolvido pela sinergia e união do Território Sirius Teatro, União Instável, Voo Audiovisual, Digital Film e Multi Planejamento Cultural. O projeto foi contemplado no Edital Gregórios, da Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura Municipal de Salvador e no programa Iberescena 2019 – Apoio à Coprodução de Espetáculos Iberoamericanos de Artes Cênicas.

Mais informações no site www.territoriosirius.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Outras Palavras com Marlon Marcos
Um passeio na biografia de Caetano Veloso de 1942 até hoje
Data: 8 de janeiro
Horário: 19h
Local: Casa Rosada (Tv. dos Barris, 30 – Barris)

Oficinas

Período: janeiro e fevereiro de 2019
Formulário de inscrição: http://bit.ly/caetanear
Local: Galpão Wilson Melo (R. Mal. Gabriel Botafogo, s/n – Barbalho)

Teatro

Vêlo em solos – Teatro Físico e processo criativo
Facilitador: Fábio Vidal
Datas: 14 a 25/01 (segundas, quartas e sextas)
Horário: 19h às 22h
*A oficina terá ainda encontros individuais de orientação agendados em fevereiro com os participantes.

Audiovisual

Cinema Transcendental
Facilitadores: Edson Bastos e Henrique Filho
Datas: 21/01 a 01/02 (segunda à sexta)
Horário: 14h às 18h

Dança
Território Instável – Corpo em Trânsito
Facilitadora: Clara Garcia Espada
Datas: 28/01 a 8/02 (segunda à sexta)
Horário: 19h às 22h
*A oficina terá ainda desenvolvimento e apresentação de performances agendadas em fevereiro com os participantes.

Música e teatro

Insubversos – Cena em Transa
Facilitadores: Claudio Machado e Jarbas Bittencourt
Datas: 11 a 22/02 (segunda à sexta)
Horário: 19h às 22h
*A oficina terá ainda desenvolvimento e apresentação de performances agendadas em fevereiro com os participantes.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Wendy Tavares

Wendy Tavares brilha no ensaio da Mocidade Unida da Mooca

Suzi Sassaki

Suzi Sassaki posa de lingerie na neve e surpreende seguidores