em

Centro de Treinamento da Abapa sedia 1º Workshop de Pulverização Agrícola

O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) sediou na última sexta-feira (16) o 1º Workshop de Pulverização Agrícola, em Luís Eduardo Magalhães. Cerca de 300 inscritos, dentre profissionais e técnicos agrícolas, estudantes de ensino profissionalizante e de nível superior, puderam conferir palestras que mostraram a importância no […]

Centro de Treinamento da Abapa sedia 1º Workshop de Pulverização Agrícola
Workshop de pulverização. Foto: Divulgação/Abapa

O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) sediou na última sexta-feira (16) o 1º Workshop de Pulverização Agrícola, em Luís Eduardo Magalhães. Cerca de 300 inscritos, dentre profissionais e técnicos agrícolas, estudantes de ensino profissionalizante e de nível superior, puderam conferir palestras que mostraram a importância no manejo e aplicação adequados de defensivos agrícolas para o combate de doenças e pragas nas lavouras. O evento foi realizado pela Abapa, Agrosul, Forquímica e UFOB Campus Barra com o apoio da Veneza Equipamentos.

Em sua palestra sobre “Os Princípios da Aplicação de Defensivos Agrícolas”, o professor do curso de Agronomia da UFOB, Dr. Humberto Santiago, mostrou que a tecnologia da área vem conquistando ainda mais destaque no mercado agrícola. “Estes profissionais são bastante requisitados. É preciso do técnico em campo para especificar o melhor manejo a ser adotado no campo”, explica, ao reforçar a importância do uso de equipamentos e de rotinas para proteção à saúde do trabalhador. Também ministrou palestras no evento, a gerente de Projetos Especiais da Forquímica, Drª Claúdia Cristina Fiori, sobre “Qualidade da Calda da Pulverização”, e o representante comercial da Forquímica, Giovani Panno, que apresentou a “Tecnologia de Aplicação Goodspray”.

Centro de Treinamento da Abapa sedia 1º Workshop de Pulverização Agrícola
Workshop de pulverização. Foto: Divulgação/Abapa

Para o estudante técnico em Agropecuária do Cetep, Jeferson Rosa, 17, o Workshop agrega o conhecimento adquirido dentro de sala de aula. “Tivemos a parte mais prática e podemos ver como é utilizada a máquina de pulverização agrícola o que não seria possível somente em sala”, afirma. Para a professora do curso, Daiana Rocha, o evento ajuda a aproximar os estudantes de quem já está na faculdade e no mercado de trabalho. “Estes são momentos que enriquecem a bagagem de conhecimento técnico por tratar o tema em uma abordagem mais aprofundada por profissionais que atuam no mercado”, afirma. Pela tarde, os participantes puderam assistir a uma demonstração do funcionamento de uma moderna máquina pulverizadora com instruções realizadas pelo engenheiro agrônomo da Agrosul/John Deere, Daniel Paiva Xavier.

Ao representar a Abapa, o diretor Marcelo Kappes, reforçou na abertura do Workshop a importância das parcerias que vem sendo fechadas pela entidade para garantir que os profissionais que atuam ou os estudantes que vão atuar na área agrícola estejam preparados para contribuir com o aumento da produtividade na produção agrícola. “Por meio das parcerias desenvolvidas do Centro de Treinamentos, aproximamos as demandas entre mercado e as instituições de ensino e pesquisa da região garantindo que os profissionais possam, na prática, atender as demandas do setor agrícola que hoje incorpora alta tecnologia no campo em toda a cadeia produtiva”, afirma.

Participaram do evento os estudantes dos campi Barra e de Luís Eduardo Magalhães da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Centro Tecnológico de Educação Profissional (Cetep) do Território da Bacia do Rio Grande, Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAHF), Universidade Norte do Paraná (Unopar), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Centro de Treinamento da Abapa sedia 1º Workshop de Pulverização Agrícola
Workshop de pulverização. Foto: Divulgação/Abapa
Centro de Treinamento da Abapa sedia 1º Workshop de Pulverização Agrícola
Workshop de pulverização. Foto: Divulgação/Abapa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Em poucos dias nos despediremos da estação mais quente do ano e d aqueles dias calorosos que queremos usar o mínimo de peças possível de forma livre, leve e solta. Na próxima temporada poderemos nos refrescar e nos vestir, como muitas de nós achamos

Designer detalha maximalismo das tendências em acessórios no outono/inverno 2018

MF Press Global fecha parceria com Sarchel Necesio