em

Prefeitura da Lapa comemora incremento de visitantes na terceira maior romaria do país

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa investe, todos os anos, para ampliar fluxo do turismo religioso na cidade. Com a terceira maior romaria do país, o Santuário do Bom Jesus da Lapa é uma das Sete Maravilhas do Brasil. Por isso, os investimentos têm foco na infraestrutura local e organização para receber os visitantes. […]

Bom Jesus da Lapa
Bom Jesus da Lapa. Foto: Carol Garcia/Setur-BA

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa investe, todos os anos, para ampliar fluxo do turismo religioso na cidade. Com a terceira maior romaria do país, o Santuário do Bom Jesus da Lapa é uma das Sete Maravilhas do Brasil. Por isso, os investimentos têm foco na infraestrutura local e organização para receber os visitantes. Este ano, o município de 72 mil habitantes, está recebendo cerca 600 mil turistas, representando um incremento de 10% no volume de visitantes da romaria, que se iniciou na última semana de julho e teve o ponto alto nesta segunda-feira (6), dia do Bom Jesus, padroeiro da cidade.

Passagem obrigatória dos romeiros, o novo mercado municipal foi inaugurado pelo prefeito Eures Ribeiro (PSD), com recursos próprios, na semana de recepção dos visitantes. O local recebeu investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões na construção de infraestrutura sanitária, cobertura e diversos box de comercialização dos produtos locais. As ruas ao entorno do mercado também tiveram o asfalto recuperado e a Guarda Municipal reforçou o trabalho de controle do trânsito no período.

Bom Jesus da Lapa
Bom Jesus da Lapa. Foto: Carol Garcia/Setur-BA

“Foi um presente que preparamos para os romeiros. E trabalhamos todos os anos para deixar a cidade ainda melhor e mais preparada para acolher os visitantes. O romeiro deixa dinheiro no município e aproveitar essa oportunidade para melhorar a infraestrutura da cidade, incentivar o empreendedorismo, formalizar os pequenos negócios e gerar economia, foi fundamental para fazer a romaria crescer”, conta Eures Ribeiro.

Entre as iniciativas de estímulo à economia, a Prefeitura Municipal, com o apoio do Sebrae, criou a Feira do Empreendedor, na Praça Marechal Deodoro. O espaço expõe produtos, culinária local, quadros com fotografias, artesanato, brindes e os mais variados presentes que o romeiro pode levar da cidade como uma lembrança da rica cultura lapense. “Capacitamos essa população para gerar renda às famílias mais simples. Não é só o dono do hotel que ganha, queremos que os pequenos também tirem proveito do grande número de turistas que visitam a romaria”, conta Ribeiro.

Além da Romaria do Bom Jesus, a Prefeitura da Lapa também investe para atrair visitantes ao longo do ano. Além dos conhecidos pontos turísticos da Gruta do Bom Jesus e do Morro da Esplanada, no mês de setembro, o município recebe romarias para celebrar Nossa Senhora da Soledade. Ao longo do ano, são 1,5 milhões de visitantes, segundo dados da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, que visitam a cidade atraídos pelo turismo religioso.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Signo de Peixes – Previsão do Horóscopo do dia 05/08 a 11/08

segurança, cadeado, hacker-1944688_1280

CGI.br apoia a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil