em ,

Uso correto da rede de esgoto é tema de palestras educativas em Barreiras

Diante das intensas chuvas, no final de março, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem reforçando as ações de sensibilização junto à comunidade para o uso correto da rede de esgotamento sanitário. Ainda dentro da programação da Semana da Água, a área social da empresa mobilizou na última terça (26) e quarta-feira (27) […]

Palestra educativa Lar de Emanuel. Foto: Divulgação/Embasa
Palestra educativa Lar de Emanuel. Foto: Divulgação/Embasa
Palestra educativa Lar de Emanuel. Foto: Divulgação/Embasa

Diante das intensas chuvas, no final de março, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem reforçando as ações de sensibilização junto à comunidade para o uso correto da rede de esgotamento sanitário. Ainda dentro da programação da Semana da Água, a área social da empresa mobilizou na última terça (26) e quarta-feira (27) 233 estudantes da Educação Infantil e Fundamental I e II das escolas Castello Encantado, no bairro São Pedro, e Lar de Emmanuel, no bairro Vila Rica, em Barreiras. Na oportunidade, foram reforçados, de forma didática, sobre o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, detalhando os processos de coleta, transporte, bombeamento e tratamento dos esgotos domésticos.

Além das dicas de uso racional da água, a área social da empresa reforçou da importância de usar corretamente a rede de esgotamento sanitário, evitando jogar lixo ou escoar água de chuva para dentro da tubulação. Para a assistente social da Escola Lar de Emmanuel, Lidiane Lopes, a atividade é muito bem vinda para os estudantes que podem passar adiante as informações aos familiares. “Estas ações, quando vem alguém de outra instituição, fazer alguma ação, traz um momento de muita alegria e eles conseguem absorver melhor a ação. Muitos não sabem que as ações dentro de casa podem causar este tipo de problema com esgoto”, explica.

Palestra educativa Lar de Emanuel. Foto: Divulgação/Embasa
Palestra educativa Lar de Emanuel. Foto: Divulgação/Embasa

A assistente social da Embasa, Geisa Mendes, reforçou que as obstruções da rede coletora e as panes nos equipamentos de bombeamento poderiam ser eliminados, caso as pessoas utilizassem o corretamente a rede. “Os técnicos retiram diariamente lixo, pedra, entulho e todo o tipo de resíduo que vai se acumulando, trazendo mais prejuízos para a própria população, que pode ter o esgoto extravasando da rede na sua porta. Qualquer tipo de resíduo, desde cotonete e fio dental no sanitário, ou até comida que sai pelo ralo da cozinha, vai ficando preso em ponto da rede até que fique completamente obstruído”, explica.

As ações da Semana da Água pelo Oeste da Bahia, realizada ao longo do último mês de março, mobilizou por meio de palestras educativas, concursos de paródia , maquete e desenhos cerca de 1,2 mil estudantes dos municípios de Barreiras, Ibotirama, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães e Santana. Durante as atividades, foram utilizados vídeos educativos, cartilhas e um jogo de perguntas e respostas com os brindes da semana da água, como camiseta, squeeze, boné, copo, lápis e caneta.

Da Folha Geral, em Barreiras*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Repouso Marisa Melo

Conheça o novo projeto de Marisa Melo: a Fotografia Sensorial

Murillo Conventi

Empresário Murillo Conventi curte férias de luxo em Dubai