em

Embasa promove nivelamento da estrutura da rede de esgoto nas ruas de Barreiras

Desde o início do ano passado, a Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) vem promovendo a manutenção com readequação, levantamento e nivelamento dos poços de visita – estrutura de inspeção e limpeza da rede de esgoto. Desde o início do trabalho, em janeiro de 2018, foram realizadas 576 intervenções que vem garantindo uma melhor trafegabilidade para […]

Nivelamento poço de visita Barreiras, rua Floriano Peixoto. Foto: Divulgação
Nivelamento poço de visita Barreiras
Nivelamento poço de visita Barreiras. Foto: Divulgação

Desde o início do ano passado, a Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) vem promovendo a manutenção com readequação, levantamento e nivelamento dos poços de visita – estrutura de inspeção e limpeza da rede de esgoto. Desde o início do trabalho, em janeiro de 2018, foram realizadas 576 intervenções que vem garantindo uma melhor trafegabilidade para quem utiliza a via e também aumentam a vida útil do equipamento da rede de esgoto. No início de 2019, a equipe tem intensificado o serviço, que pode ser visto em ruas como a Ruy Barbosa, no bairro Renato Gonçalves, e Visconde do Rio Branco, no Centro Histórico.

O gerente regional da Embasa, Francisco Andrade, explica que o poço de visita, sinalizado por uma tampa na via pública, é fundamental para a realização de manutenções em casos de desobstrução da rede e pode sofrer esse desnivelamento por vários motivos. “Devido a algum tipo de impacto, pressão de sobrepeso dos veículos ou serviço de pavimentação asfáltica, pode ocorrer o desnivelamento ou ruptura da estrutura. A equipe técnica tem vistoriado e corrigido estes pontos”, afirma. O gerente também alerta que a população não deve abrir as tampas dos poços de visitas que só devem ser manipuladas por funcionários da empresa.

“No período chuvoso, há casos de moradores que, para escoar a água empoçada na rua, abrem indevidamente a tampa da rede de esgoto, o que leva ao carreamento de areia, pedra e lixo, prejudicando o equipamento e trazendo o risco de acidentes”, explica o gerente da Embasa. Outro transtorno é a ligação indevida das calhas dos imóveis à rede coletora que leva ao transbordamento da água de chuva pelos poços de visita.

A rede de esgotamento em Barreiras alcançou uma cobertura de 70% da sede municipal e atente atualmente cerca de 35,5 mil imóveis. Em caso de obstrução ou trecho da rede danificada, a população pode informar pelo teleatendimento no 0800 0555 195, pela aplicativo da Embasa, agência virtual no site ou diretamente na loja de atendimento.

Nivelamento poço de visita Barreiras, rua Floriano Peixoto
Nivelamento poço de visita Barreiras, rua Floriano Peixoto. Foto: Divulgação
Nivelamento poço de visita Barreiras
Nivelamento poço de visita Barreiras. Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

lavadora condomínios comunitarios

Crescem condomínios com serviços comunitários e exclusivos

Wendy Tavares

Wendy Tavares desiste de desfilar no Carnaval na Sapucaí por motivo de saúde