em

Projeto Frutos do Cerrado está entre os 13 contemplados pela Fundação Cargill em todo o Brasil

O Projeto Frutos do Cerrado, realizado pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), que tem o objetivo de capacitar comunidades a desenvolver tecnologias para agregar valor aos frutos regionais, é um dos 13 contemplados pela Fundação Cargill, em todo o território nacional. O Edital selecionou as melhores iniciativas de combate à perda e ao desperdício […]

Integrantes do Projeto Frutos do Cerrado durante curso em 2018
Integrantes do Projeto Frutos do Cerrado durante curso em 2018. Foto: Divulgação

O Projeto Frutos do Cerrado, realizado pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), que tem o objetivo de capacitar comunidades a desenvolver tecnologias para agregar valor aos frutos regionais, é um dos 13 contemplados pela Fundação Cargill, em todo o território nacional. O Edital selecionou as melhores iniciativas de combate à perda e ao desperdício de alimentos, que incentivam o empreendedorismo na cadeia da alimentação e promovem soluções e pesquisas no setor. Este é o segundo ano em que o projeto da FASB consta entre os vencedores.

“Neste ano, recebemos inscrições de 14 estados. Foram 31% de projetos a mais em comparação com o edital anterior. O sucesso corresponde ao ótimo trabalho que a nossa equipe tem feito em busca da promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, do campo ao consumidor”, disse Yuri Feres, diretor-presidente da Fundação Cargill, durante o anúncio dos projetos selecionados.

No primeiro edital da Fundação Cargill em que o Projeto Frutos do Cerrado foi contemplado, em 2018, foram destinados recursos da ordem de R$ 100 mil, para custear a realização de oficinas na comunidade do Val da Boa Esperança, zona rural de Barreiras, para ensinar os pequenos produtores rurais a aproveitar os frutos sazonais. O processo de instrução, que utiliza também a estrutura do laboratório de tecnologia de alimentos da Faculdade São Francisco de Barreiras, abrange todas as etapas, desde uma explanação sobre as características dos frutos, a coleta, os cuidados com as árvores, e prossegue com a produção de bolos, tortas, almôndegas, compotas e geleias. Outros aspectos, como a rotulagem e a exposição dos produtos, também são abordados.

Curso do Projeto que ensinou a elaborar cardápios aproveitando cascas e talos de frutas e legumes
Curso do Projeto que ensinou a elaborar cardápios aproveitando cascas e talos de frutas e legumes. Foto: Divulgação

“Temos também as pesquisas, em que os estudantes recebem bolsas para financiar os estudos de espécies do cerrado”, destacou Emília Karla Amaral, diretora de Pesquisa e Extensão da FASB. “Para o Edital de 2019, a Fundação Cargill vai financiar, ao custo de R$ 200 mil, o período de dois anos desse projeto. Então, com um período mais longo de apoio financeiro, decidimos ampliar o foco, com um número maior de frutos a serem pesquisados e trabalhados nas oficinas. Essa parceria entre a FASB e a Cargill é fantástica, uma grande aliada na preservação do Cerrado baiano”, finalizou.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

calendário, calendar-3073971_1280

Dezembro

Rionegro & Solimões

Rionegro & Solimões lançam versão inédita do grande hit sertanejo “Solidão”