em

Embasa forma novos agentes mirins de combate a perdas em Barreiras

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu na última terça-feira (31) a formação de um grupo de 40 estudantes da Escola Municipal Santa Luzia, em Barreiras, que se tornaram os novos agentes de combate a perdas (ACP´s) mirins. Depois de sensibilizados sobre a importância e dicas práticas de como identificar e reduzir vazamentos […]

Embasa forma novos agentes mirins de combate a perdas em Barreiras
Foto: Divulgação/Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu na última terça-feira (31) a formação de um grupo de 40 estudantes da Escola Municipal Santa Luzia, em Barreiras, que se tornaram os novos agentes de combate a perdas (ACP´s) mirins. Depois de sensibilizados sobre a importância e dicas práticas de como identificar e reduzir vazamentos dentro dos imóveis ou na rede de água, os ACP´s mirins fizeram uma rápida ‘fiscalização’ dentro da própria escola para colocar em prática o conhecimento repassado. A ação da Embasa, que integra o projeto “De Olho nas Perdas”, visa trabalhar de maneira integrada e estratégica uma série de ações das áreas operacionais, comerciais e sociais para reduzir os índices de perdas em seus sistemas de abastecimento em toda a Bahia.

Paramentados com boné, camisa e uma garrafinha do projeto, o estudante Jairo Tavares, 11 anos, do 5º ano fundamental, gostou das dicas para reduzir o consumo de água principalmente no banheiro. “Agora, vou falar com a minha família para ficar menos no banho e deixar a torneira fechada”. Já a adolescente Eduarda dos Santos, 14, 3º ano fundamental, gostou da apresentação da palestra, que mostrou também o funcionamento do sistema de água, desde a captação até a rede de distribuição. “A água é um bem importante, e todos devem cuidar dele”, afirma.

Ao selecionar os líderes de turma para participar da ação de formação dos ACP´s mirins, a diretora Adilma Vilela, reforçou que os estudantes devem se apropriar do simbolismo dessa ação e atuar em casa, na escola e na comunidade. “Juntamente com a Embasa, vamos planejar uma atividade na escola e no bairro para levar a função dos agentes de combate a perdas levando essas informações com dicas práticas para a população”. Ao promover a ação, a assistente social, Geisa Mendes, acredita que a formação dos agentes mirins, com a entrega do kit, garante um empoderamento dessas crianças e adolescentes, que passam a identificar e apoiar na solução de um vazamento ou de arraigar hábitos que evitem o desperdício de água entre familiares, amigos e colegas.

Embasa forma novos agentes mirins de combate a perdas em Barreiras
Foto: Divulgação/Embasa
Embasa forma novos agentes mirins de combate a perdas em Barreiras
Foto: Divulgação/Embasa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Perlla

Perlla revela lançamento de clipe da música Rainha

Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas

PT oficializa candidatura de Rui Costa ao Governo da Bahia