em

Estudantes criam receitas com jatobá e valorizam a agricultura familiar na zona rural de Barreiras

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras (BA), tinham um desafio: tornar o jatobá, fruto de alto valor nutritivo e abundante na região do cerrado – mas frequentemente desprezado – uma opção atraente de alimentação à população rural. A solução […]

Estudantes criam receitas com jatobá e valorizam a agricultura familiar na zona rural de Barreiras
Pérola do cerrado. Foto: Divulgação

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras (BA), tinham um desafio: tornar o jatobá, fruto de alto valor nutritivo e abundante na região do cerrado – mas frequentemente desprezado – uma opção atraente de alimentação à população rural. A solução foi usar a criatividade para desenvolver um produto que pudesse ser usado em receitas do dia a dia das famílias e ensinar as pessoas a prepará-las. Assim nasceu o projeto “Pérola do cerrado: o estudante na comunidade”, um dos finalistas da edição 2017 do Desafio Criativos da Escola.

Estudantes criam receitas com jatobá e valorizam a agricultura familiar na zona rural de Barreiras
Pérola do cerrado. Foto: Divulgação

Embora abundante e conhecido na região por seus possíveis usos culinários e medicinais, o fruto do jatobá era pouco consumido por apresentar um cheiro forte sendo, muitas vezes, até desperdiçado. Essa realidade mudou em 2016 quando os alunos pesquisaram sobre suas potencialidades nutritivas, e descobriram que o jatobá que é mais rico em potássio do que a banana e, mais em rico em cálcio do que o leite, por exemplo. Então, para valorizar esse alimento, os jovens produziram uma farinha a partir dessa polpa e, como alternativa para tornar o fruto mais agradável ao olfato, misturaram um pouco de essência de baunilha. A partir daí, os alunos elaboraram receitas de diversos quitutes, como empadas e brigadeiros.

Estudantes criam receitas com jatobá e valorizam a agricultura familiar na zona rural de Barreiras
Pérola do cerrado. Foto: Divulgação

O sucesso foi tão grande que as criações gastronômicas foram apresentadas na feira de ciências da CETEP, evento aberto à comunidade. Além da valorização culinária regional, o projeto incentivou a agricultura familiar de subsistência, já que o jatobá passou a compor a alimentação de muitos moradores da comunidade. Agora, o intuito dos alunos é compartilhar esse conhecimento à população através da disciplina de Extensão Rural, responsável pela difusão das inovações, tecnologias e conhecimento produzidos na escola.

Confira, abaixo, a dica de receita da “empada com farinha de jatobá”.

Ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha de jatobá (com essência de baunilha)
  • 250g margarina ou manteiga

  • 2 gemas de ovo

  • 1 colher (café) de sal

  • 1 colher (café) de fermento em pó

Recheio (a gosto):

  • Frango desfiado
  • 1 gema de ovo para pincelar

  • Modo de preparo:

    Numa tigela, coloque a farinha de jatobá preparada com a essência, a manteiga, a gema de ovo, o sal e o fermento. Amasse até formar uma massa quebradiça. Enquanto a massa descansa, pré-aqueça o forno em temperatura média. Forre o fundo e as laterais das forminhas, sem precisar untar. Recheie a gosto. Feche com a massa e pincele com a gema de ovo. Dica: Cuidado com o tempo de assar para que não queime. Olhar de 5 em 5 minutos.

    Desafio 2018: inscrições abertas!

    Projetos protagonizados por crianças e jovens que estejam transformando a escola ou a comunidade já podem ser inscritos na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola. Tanto estudantes quanto educadores podem enviar suas ações até o dia 1º de outubro de 2018. Em 2017, a premiação recebeu 1492 projetos de todas as regiões do Brasil. É possível conhecer os projetos das edições anteriores do Desafio nas redes sociais do programa e em seu site, que possui, entre outras coisas, textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

    Sobre o Instituto Alana

    Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

    Da Folha Geral, em Salvador*

    *Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

    Viatura Polícia Federal

    PF deflagra operação contra desvio de recursos nas obras do Rodoanel

    redes sociais, social-networking-2187996_1280

    5 dicas de como as pessoas podem preservar sua imagem nas redes sociais