em

Walter Pinheiro apresenta ações do governo para o desenvolvimento da Bahia na FIEB

O secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, apresentou ações com foco no desenvolvimento da Bahia, nesta quinta-feira (28), durante reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Na ocasião, Pinheiro também destacou o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), documento norteador de planejamento a longo prazo que está sendo elaborado pela […]

Walter Pinheiro apresenta ações do governo para o desenvolvimento da Bahia na FIEB
Foto: Divulgação

O secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, apresentou ações com foco no desenvolvimento da Bahia, nesta quinta-feira (28), durante reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Na ocasião, Pinheiro também destacou o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), documento norteador de planejamento a longo prazo que está sendo elaborado pela secretaria do Planejamento (Seplan) tendo como horizonte o ano de 2035.

“Há exatos 10 anos estivemos aqui na reunião da diretoria, também como secretário do Planejamento, e apresentamos diversos projetos que hoje se tornaram realidade, como os polos de energia eólica, a Avenida 29 de março que o governador Rui Costa entregará no próximo dia 6, a Via Metropolitana, o Sistema BA-093, com seus 125 quilômetros de extensão, a Via Expressa, além da construção de hospitais e aeroportos no interior do estado, a ampliação da Educação Profissional que já está presente em 342 municípios baianos, dentre outras iniciativas”, destacou o secretário.

Walter Pinheiro também disse que a Bahia está tocando projetos importantes de mobilidade urbana. “Estamos viabilizando o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que interligará o comércio em Salvador, ao município de Simões Filho, a reativação da Ferrovia Centro Atlântico (FCA), com um encontro com a Ferrovia Oeste-Leste na região de Brumado, passando pelo Porto de Aratu, chegando até o município de Alagoinhas. O Sistema Viário Oeste, com a Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, que vai levar desenvolvimento para a Ilha e para as regiões do recôncavo e baixo sul. Também estamos levando a rodoviária de Salvador para Águas Claras, onde estará conectada à rede metroviária, evitando o tráfego de veículos pesados numa região crítica da capital”, ressaltou.

O secretário também citou que a recuperação da economia dos estados depende de ajustes como o fim da guerra fiscal. “No Senado, construímos uma proposta que garantiria a criação dos fundos de compensação e desenvolvimento regional e uma unificação gradual do ICMS e continuamos defendendo esta proposta. Também é necessário garantir que os estados recebam os recursos da sessão onerosa do Pré-Sal para que possam realizar investimentos”, destacou Pinheiro, que foi Senador da República pela Bahia nas duas legislaturas anteriores.

A importância do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia – SENAI CIMATEC também foi destacada pelo secretário. “Esta é uma estrutura promotora do desenvolvimento, com foco na Ciência, Tecnologia e Inovação, imprescindível para a melhoria da nossa indústria”, disse.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, destacou que Pinheiro apoiou desde o início a construção e a ampliação do CIMATEC, a partir do direcionamento de recursos provenientes de emendas parlamentares, e colocou a FIEB à disposição de contribuir com os projetos estruturantes apresentados pelo secretário durante a reunião.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

hacker, segurança virtual

CERT.br divulga dados sobre cenário de incidentes de segurança em 2018

Feira Fotografar. Foto: Denison Fagundes

Feira Fotografar: há 13 anos movimentando o mercado da imagem