em

Secretaria da Educação mobiliza escolas para o ENEM 100%

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2019, serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, mas a Secretária da Educação do Estado (SEC) já está mobilizando as escolas da rede para que os estudantes participem ativamente do projeto ENEM 100%. Trata-se de uma ação estratégica, realizada em sua terceira edição, […]

Aulão do ENEM
Aulão do ENEM. Foto: Divulgação

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2019, serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, mas a Secretária da Educação do Estado (SEC) já está mobilizando as escolas da rede para que os estudantes participem ativamente do projeto ENEM 100%. Trata-se de uma ação estratégica, realizada em sua terceira edição, com o objetivo de orientar, mobilizar e fomentar a participação desses alunos no ENEM, cujas inscrições acontecem de 6 a 17 de maio.

O ENEM 100% é promovido em etapas. Neste primeiro momento, a SEC está realizando a adesão das escolas ao projeto. Até o dia 15 de março, os gestores e/ou coordenadores pedagógicos deverão acessar e preencher um termo de adesão ao ENEM 100%, via formulário do Google, disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Os professores interessados em participar do Redijaê, que promove a correção das redações dos estudantes, também deverão preencher o termo de parceria e compromisso, via formulário Google, igualmente disponível no Portal da Educação, também até o dia 15 de março. É o mesmo prazo para que as escolas indiquem, via formulário, os estudantes que irão participar do Comunicaê, outra ação do ENEM 100% que envolve o estudante na comunicação, mobilização, coleta de dados e socialização de assuntos relacionados ao exame.

Na segunda etapa, as escolas deverão realizar um mutirão para que os estudantes atualizem o CPF e o RG e também mobilizem os alunos para as inscrições do exame. Uma das novidades para este ano é que todos os estudantes das redes públicas deverão pedir a isenção da taxa de inscrição, no site www.inep.org.br, no período de 1º a 10 de abril. A regra vale para quem fará o ENEM pela primeira vez e para aqueles que se inscreveram no ano passado, mas não compareceram às provas.

A coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação, Jurema Brito, ressalta que as escolas estaduais também precisam fazer a atualização cadastral dos alunos no Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE) da Secretaria da Educação do Estado. “Identificamos que muitos estudantes do 3º ano têm o CPF, mas está com a numeração errada e quase 50% não têm o CPF lançado no sistema, apenas o RG. Daí a necessidade da campanha que estamos propondo que as escolas façam como prioridade, pois sem os documentos regularizados não é possível realizar a inscrição no ENEM”, afirma.

O projeto ENEM 100% também envolve o fortalecimento das aprendizagens, por meio do Redijaê e dos Aulões de Revisão. Os aulões, previstos para serem realizados no auditório da SEC, no período de 15 de julho a 25 de outubro, nos turnos matutino e vespertino, visam ampliar as oportunidades de aprendizagens de competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com foco na melhoria do desempenho no ENEM. Já o Redijaê é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: “Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo”; “O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro”; e “Imigrações e a crise dos refugiados”.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

apendicite cicatriz

Apendicite o que é, sintomas e tratamento

Aline Mineiro

Aline Mineiro abre o coração e fala da importância do Dia da Mulher