em

Policlínicas e Central de Regulação se tornam referência para outros estados

O modelo adotado na Bahia para a descentralização da assistência de média complexidade, com as policlínicas regionais de saúde, está se tornando referência para outros estados. A unidade instalada em Feira de Santana foi apresentada nesta quarta-feira (06), para o secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio […]

Foto: Divulgação
Policlínicas e Central de Regulação se tornam referência para outros estados
Foto: Divulgação

O modelo adotado na Bahia para a descentralização da assistência de média complexidade, com as policlínicas regionais de saúde, está se tornando referência para outros estados. A unidade instalada em Feira de Santana foi apresentada nesta quarta-feira (06), para o secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. A expectativa é que o modelo baiano seja implantado em outros estados a fim de ampliar e descentralizar o atendimento especializado para a população em outras localidades do Brasil. “Podemos afirmar que essa é uma experiência inovadora na gestão do sistema de saúde, diferente do que vem sendo implantado em todo o Brasil”, explicou Fábio Vilas-Boas.

O secretário de Goiás ainda visitou toda a estrutura e à tarde reuniu-se com gestores da SESAB para detalhar o conhecimento. “As policlínicas contribuem para a regionalização da saúde. Nós entendemos que a saúde não pode ser praticada somente na capital. Esse é um modelo exitoso aqui na Bahia e nós pretendemos implantar no estado de Goiás e dar acesso à saúde mais próximo da população”, afirmou Ismael Alexandrino Júnior.

Bahiafarma e Central de Regulação

O secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, visitou ainda a sede da Bahiafarma, onde ele foi apresentado à planta de produção da indústria farmacêutica, que faz a distribuição de medicamentos e testes rápidos para o Sistema Único de Saúde em todo o país.

Na sequencia, foi realizada visita à Central Estadual de Regulação, onde pode conhecer o sistema de informática desenvolvido pela SESAB e que vem permitindo reduzir rapidamente o número de pessoas aguardando leitos em todo o estado.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Aeroporto de Vitória da Conquista entra na última fase de obras físicas

Aeroporto de Vitória da Conquista entra na última fase de obras físicas

A água da chuva não escoa e facilita a proliferação de mosquitos. Foto: Folha Geral

Moradores se mobilizam contra descarte irregular de lixo em Tabocas do Brejo Velho