em

Cooperação alemã doa 4 milhões de euros para apoiar projeto de geração de biogás da Embasa

Recursos são para preparativos do projeto a ser financiado pelo banco KfW

20181212_IMA_AssinaturaDoacaoKfWProgramaSaneamentoMetropolitano
Foto: Divulgação/Embasa

Um acordo de cooperação financeira que prevê a doação de quatro milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões) foi assinado, hoje (12), entre o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, e o diretor do banco alemão de desenvolvimento (KfW) no Brasil, Martin Schröder. A doação é uma contribuição do KfW para que a Embasa inicie os preparativos de um empreendimento de grande porte, o Programa de Saneamento Metropolitano, a ser desenvolvido nos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila. O custo total do empreendimento é de 80 milhões de euros, sendo 60 milhões a serem financiados pelo KfW e o restante com recursos próprios da Embasa.

O Programa de Saneamento Metropolitano inclui a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário (SES) de Camaçari e Dias D’Ávila e a implantação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) de alta tecnologia, a ETE Norte. Essa estação fará o aproveitamento do biogás, gerando energia suficiente para suprir cerca de 70% das necessidades energéticas da própria ETE. Além disso, o efluente tratado poderá ser reaproveitado como “água de reuso”, para diversos fins. Outro diferencial dessa ETE será o tratamento terciário (remoção de nutrientes), impactando positivamente para a qualidade dos mananciais da região.

“Esse projeto é um divisor de águas para a Embasa”, destaca o presidente da empresa, Rogério Cedraz. Ele observa que, ao usar o efluente tratado, a captação de água nos mananciais da região poderá ser reduzida, deixando mais água disponível para consumo humano. Além disso, o empreendimento ampliará a cobertura de esgotamento sanitário dos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila, onde estão localizadas as bacias de importantes mananciais da RMS, o que contribuirá para sua preservação. A perspectiva é que, até 2031, cerca de 28 mil novas ligações de esgoto sejam implantadas, nos dois municípios.

Doação para preparativos e acompanhamento

A doação dos 4 milhões de euros pelo KfW, mesmo antes da contratação do financiamento, é uma forma de apoiar a Embasa nas ações de preparação. “Esses recursos serão usados para três fins: capacitação do nosso pessoal para operar o empreendimento no futuro; ações sociais junto à comunidade, para que os moradores tenham uma compreensão dos equipamentos que serão instalados e da sua importância ambiental, e apoio técnico à própria condução do empreendimento”, explica o diretor Técnico e de Planejamento da Embasa, César Ramos.

O diretor do KfW no Brasil, Martin Schröder, destaca que a intenção do banco, ao destinar esses recursos não onerosos para a Embasa, antes mesmo da contratação do empréstimo, “é assegurar o êxito desse empreendimento, que tem um impacto ambiental tão importante, inclusive na redução de emissão de gases que causam o efeito estufa”. Ele observa que estações de tratamento de esgoto avançadas, como a futura ETE Norte, já são comuns na Alemanha atualmente, mas que o processo de implantação foi gradual, como vem acontecendo no Brasil. “Tínhamos, no passado, desafios bem parecidos. Então, estamos trazendo também essa experiência para a nossa parceria”, conclui.

Após a assinatura do acordo de contribuição financeira, que aconteceu hoje (12), os próximos passos estão relacionados à aprovação das garantias para o financiamento. O projeto básico de uso energético do biogás e da ampliação dos SES Camaçari e Dias D’Ávila está sendo desenvolvido no âmbito da Cooperação Técnica entre a Embasa, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. O consórcio Brasil-Espanha TPF/INCIBRA/INNCIVE, vencedor da licitação internacional, é o responsável pelo desenvolvimento do projeto básico.

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: U4FJXY7TLEPVTET e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

PUBLICIDADE
whatsapp-892926_1280

Veja alguns cuidados para não ter seu WhatsApp sequestrado

Gianne Albertoni

Gianne Albertoni será a apresentadora do Prêmio Digital Awards Br 2018