em

Secretarias da Educação e Saúde do Estado lançam campanha 2018/2019 de prevenção e combate ao Aedes aegypti

As Secretarias da Educação e Saúde do Estado lançam, nesta quarta-feira (28), a campanha 2018/2019 “Inimigo nº 1 – Agora é todo mundo contra o mosquito”, de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A campanha será realizada, às 7h30, no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, localizado no bairro de Mussurunga 1, e, nesta sexta-feira (30), […]

Aplicativo Aede splay
Aplicativo Aede splay. Foto: Divulgação

As Secretarias da Educação e Saúde do Estado lançam, nesta quarta-feira (28), a campanha 2018/2019 “Inimigo nº 1 – Agora é todo mundo contra o mosquito”, de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A campanha será realizada, às 7h30, no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, localizado no bairro de Mussurunga 1, e, nesta sexta-feira (30), às 9h, no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Valéria, ambos em Salvador. O objetivo é intensificar as ações no âmbito do Programa Saúde na Escola.

Além de uma caminhada com distribuição de material educativo, será feita a apresentação do aplicativo Aedes Play, desenvolvido por estudantes do Colégio Estadual Vitor Soares, localizado na Ribeira, para mapear focos do mosquito. A proposta do app, que já está disponível para acesso no endereço: aedesplay.com, é contribuir para que os órgãos competentes possam identificar locais com focos do mosquito. “A ideia é que por meio do app o usuário possa tirar uma foto do local que possui o foco do Aedes que é registrado por meio da geolocalização. Aí, através do sistema, é possível ter acesso a todas as imagens e locais onde foram detectados os focos. Queremos ainda incluir um game que será feito para incentivar ainda mais o combate ao inseto”, afirmou o professor e orientador do projeto, Marcos Pessoa.

A escolha desses dois bairros para dar início à campanha se deve ao fato de, nas últimas avaliações, terem sido as regiões que apresentaram alto índice de infestação predial com a existência de focos. As ações nos colégios da rede estadual consistem na mobilização das comunidades locais contra o Aedes aegypti, incluindo caminhadas e entrega de materiais educativos para os moradores, com o objetivo de conscientizá-los para o enfrentamento do vetor que transmite doenças, como Dengue, Chikungunya e Zika.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fábio Barbosa, fala sobre a importância da campanha que, ao longo do ano letivo, é executada nos colégios da rede. “O mosquito Aedes aegypti foi responsável, em 2016, por um surto de várias patologias, acarretando várias consequências, inclusive do ponto de vista pedagógico relacionado à permanência dos nossos estudantes na escola para o seu percurso formativo. A Secretaria da Educação elaborou, na época, a Portaria 2728, que traz orientações para as escolas e os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) no combate e controle do mosquito. Desde então as nossas escolas têm realizado ações educativas, durante todo o ano, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a temática”.

A campanha para o enfrentamento do Aedes aegypti está sendo organizada pela Sala Nacional de Coordenação e Controle de Dengue, Zika e Chikungunya (SNCC) do Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com outros órgãos estaduais. Entre as orientações estão a vistoria e limpeza dos prédios e instalações públicas e o uso da ferramenta elaborada para o registro das tarefas rotineiras adotadas para o enfrentamento ao mosquito, disponível no site https://aedes.sigelu.com/ e nas plataformas para smartphones.

Secretarias da Educação e Saúde do Estado lançam campanha 2018/2019 de prevenção e combate ao Aedes aegypti
Foto: Divulgação

SERVIÇO:
O que – Lançamento da campanha 2018/2019 “Inimigo nº 1 – agora é todo mundo contra o mosquito”
Quando – quarta (28), às 7h30, e quinta (29), às 10h
Onde – Respectivamente, nos Colégios Estaduais Pinto de Aguiar, em Mussurunga, e Nossa Senhora de Fátima, em Valéria
Contato – Coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fábio Barbosa – 3115-8951/ 98677-0622

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Aprenda a dar volume no cabelo com aplique de Tic Tac

Aprenda a dar volume no cabelo com aplique de Tic Tac

tv analogica sem sinal

Sinal analógico no PR, RJ, RS e SP será desligado a partir desta quarta-feira (28/11)