em

Nova diretoria da Aprosem e os desafios de elevar a produtividade da soja

Desde o início de janeiro de 2018, a Associação dos Produtores de Sementes de Soja dos Estados do Matopiba – Aprosem, conta com nova diretoria. Celito Misso retornou ao cargo de Presidente, agregando experiências de quase quatro décadas no setor sementeiro. Como principal desafio da nova gestão, está o de promover incrementos na produtividade de […]

Desde o início de janeiro de 2018, a Associação dos Produtores de Sementes de Soja dos Estados do Matopiba – Aprosem, conta com nova diretoria. Celito Misso retornou ao cargo de Presidente, agregando experiências de quase quatro décadas no setor sementeiro.

Como principal desafio da nova gestão, está o de promover incrementos na produtividade de soja entre os agricultores. Embora esteja crescente este índice no Brasil Central, as médias ainda estão aquém do ideal. Razão esta, que a Aprosem desenvolverá ações para estimular a ampliação dos atuais níveis de produtividades.

A ciência tem demonstrado que uma boa semente e uma eficiente semeadura promovem colheitas melhores. Estes princípios estão sendo observados por diversos produtores, com expressivos diferenciais nos resultados.

Os números do Comitê Estratégico Soja Brasil – CESB, têm comprovado que as médias de produtividades do país estão com potencial pouco explorado. O crescimento é visível a cada ano em seus concursos, estando com máximas próximas das 150 sc/ha (obtido por Marcos Seitz em 2017), ou mesmo em concursos internacionais, cujos patamares estão beirando 200 sc/ha (obtido por Randy Dowdy em 2016).

Celito Progresso
Celito Progresso. Foto: Divulgação

O desafio em elevar produtividades começa com o uso de sementes confiáveis e de procedência garantida. Além disso, o uso de material legal é importante como forma de manter a pesquisa de cultivares mais adaptadas e produtivas, permitindo um ciclo de inovações, cujos beneficiados serão os agricultores. É importante lembrar que a semente é o principal vetor para levar ao campo as tecnologias geradas pela pesquisa, finaliza Celito Missio.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

camisinha, banana, preservativo, heart-3112066_1280

A história da camisinha

Em clima carnavalesco, Projeto Domingo na Praça acontece neste domingo (04) no bairro Morada Nobre, em Barreiras

Em clima carnavalesco, Projeto Domingo na Praça acontece neste domingo (04) no bairro Morada Nobre, em Barreiras