em ,

Secretaria da Educação promove atividades alusivas ao Novembro Negro

Para celebrar o dia da Consciência Negra (20), as escolas da rede estadual promovem uma série de atividades alusivas ao Novembro Negro. Ações institucionais também serão realizadas pela Secretaria da Educação do Estado. Na programação, questões como o enfrentamento ao racismo, intolerância religiosa, respeito à diversidade, valorização da identidade negra e a aplicação da Lei […]

Colegio Bertholdo Cirilo - Sou Negro
Foto: Divulgação

Para celebrar o dia da Consciência Negra (20), as escolas da rede estadual promovem uma série de atividades alusivas ao Novembro Negro. Ações institucionais também serão realizadas pela Secretaria da Educação do Estado. Na programação, questões como o enfrentamento ao racismo, intolerância religiosa, respeito à diversidade, valorização da identidade negra e a aplicação da Lei 10.639/03, que torna o estudo sobre a “História e Cultura Afro-Brasileira” obrigatório no currículo oficial da rede de ensino.

Nesta quarta-feira (1/11), abrindo a programação do mês, o Colégio Modelo de Bom Jesus da Lapa, a 796 Km de Salvador, no Oeste, realiza seminário de abertura do projeto “Nordeste Negro: Empoderamento, fortalecimento e garantias de direitos”, com participação dos professores, estudantes, comunidades quilombolas, convidados das universidades locais.

Na capital, uma das atividades que será realizada é o VI Encontro de Educação para a Diversidade – Educação, alteridade e transformação. Uma vasta programação, entre palestras e mesas redondas sobre temas como “Educando para a diversidade no campo” e “Educando para as relações de gênero e sexualidade”, além de apresentações culturais, acontece durante os dias 9 e 10, no auditório do órgão central.

Ainda em Salvador, o Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro Liberdade, promove, o Festival da pimenta, Feira dos municípios, palestras, oficinas, exibição de filmes, sarau e atividades esportivas. Ações usadas como instrumentos para o debate sobre questões como gênero e raça. “Estamos preparando uma programação bem diversificada, para todos os gostos e turnos, porque temos, nos três turnos públicos diferentes. Vamos falar sobre os municípios baianos, a inserção do negro no mercado de trabalho, a saúde da população negra, realizar oficinas de informática, maquiagem entre outras. Além de atendimentos na área de saúde para os alunos da instituição. Nossas atividades começam dia 08 e seguem até dia 24”, conclui a diretora da unidade Eliete Silva.

Colegio Bertholdo Cirilo - Sou Negro
Foto: Divulgação

No Distrito de Santiago do Iguape, em Cachoeira, a 110Km de Salvador, no Recôncavo, as atividades do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, acontecem de 22 a 24. Os estudantes e a comunidade local participam de palestras, de momento cultural com apresentações de atividades artísticas e de oficinas de musicalidade.

Já o Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Praia do Forte, no município Mata de São João, na região metropolitana, realiza, no dia 20, a inauguração da biblioteca doada pelo Grupo CCR Metrô Bahia. Dia 23, a comunidade escolar participa do diálogo com a escritora Cristiane Sobral, mediado pela professora Deyse Sacramento, do Projeto Diálogos Insubmissos de mulheres negras, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no dia 25 a Feira das hortas escolares – resgate de técnicas tradicionais de plantio, com a participação dos estudantes dos Colégios Estaduais de Porto de Sauípe e de Barra do Pojuca.

Outras atividades:

No Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV, acontece, no dia 6, a roda de conversa sobre o Novembro Negro, durante a 1ª Semana da Diversidade, contra homofobia.

Nos dias 16 e 17 o Colégio Aristides de Sousa, em Plataforma, será realizada a mesa redonda “Educar para Diversidade”.

Em Camaçari, a comunidade escolar do Colégio Estadual PHOC, participa, no dia 20, da palestra sobre “Consciência Negra na Escola”.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Jorge & Mateus apresentam oficialmente nova música, Contrato

Jorge & Mateus apresentam oficialmente nova música, “Contrato”

Implantação do E-Social é tema de curso pelo Centro de Treinamento da Abapa

Implantação do E-Social é tema de curso pelo Centro de Treinamento da Abapa