em

5º Encontro Estudantil da Rede Estadual terá Festival de Teatro aberto ao público

O Festival Estudantil de Teatro (FESTE) é uma das novidades do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado pela Secretaria da Educação do Estado, de terça a quinta-feira (21 a 23), com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O FESTE envolve 54 estudantes que irão apresentar distintos gêneros teatrais (auto, comédia, […]

Finalistas do Feste participam de oficina no TCA
Foto: Emerson Santos

O Festival Estudantil de Teatro (FESTE) é uma das novidades do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado pela Secretaria da Educação do Estado, de terça a quinta-feira (21 a 23), com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O FESTE envolve 54 estudantes que irão apresentar distintos gêneros teatrais (auto, comédia, drama, fantoche, ópera, revista, tragédia, tragicomédia) e expressar, através da dramaturgia, a pluralidade cultural das sociedades e arte da dramaturgia presente nas escolas estaduais. Os espetáculos do FESTE acontecerão na quinta-feira (23), das 14h às 16h, no nível 6 da Arena.

Para este grande momento, os estudantes finalistas, vindos de várias partes da Bahia, estão participando de oficinas de artes cênicas no Teatro Castro Alves, em Salvador. A atividade iniciada no último sábado (18), e que segue até a próxima quarta (22). De acordo com um dos instrutores da oficina, o preparador vocal e professor de canto Marcelo Jardins, durante as aulas da oficina, os estudantes prepararam o corpo e a voz para agir em cena. “O nosso propósito é qualificar o trabalho deles e dar um suporte técnico fazendo com que a gente interfira o mínimo na proposta dos alunos mas, que ao mesmo tempo, a gente consiga limpar coisas, qualificá-los e dar estrutura para que eles possam evoluir dentro do trabalho deles e, também, como artistas”, explica.

A estudante D.F, 18, do Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado em Barreiras, conta que está aproveitando ao máximo as aulas da oficina. “É uma oportunidade muito rica de incrementar o nosso espetáculo, pois estamos aprendendo várias técnicas que vamos levar para a nossa vida e aplicar em outras peças teatrais”, diz, entusiasmada.

Finalistas do Feste participam de oficina no TCA
Foto: Emerson Santos

Para O.R, 18, que faz o 2º ano no Colégio Modelo, em Juazeiro, afirma que já começou a colocar em práticas algumas dicas que vem aprendendo da oficina. “Estou muito feliz de estar pela primeira vez em Salvador e aprendendo muito sobre teatro com profissionais que realmente entendem de teatro. Gostei bastante das dicas rápidas que eles passaram, que parecem simples a princípios, mas que muda o contexto de uma cena completamente”, revela o estudante.

Sobre o FESTE – O projeto Festival Estudantil de Teatro (Feste) é uma das experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado para avivar o debate e incrementar as práticas artísticas e culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes, com vistas ao desenvolvimento das artes cênicas nos contextos escolares.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Caminhoneiro bêbado é flagrado pela PRF em Itabuna conduzindo veículo de carga

Thammy Miranda

Thammy Miranda e Andressa Ferreira marcam presença em festa em São Paulo