em

Fundeb: MPF recomenda à prefeitura de Vitória da Conquista que anule contrato advocatício

De acordo com o órgão, a Procuradoria do Município e o MPF são aptos a garantir o repasse de R$ 8 milhões pela União, que devem ser usados exclusivamente da Educação

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao município de Vitória da Conquista (BA), no último dia 2 de outubro, que anule contrato advocatício com o escritório Caminha, Reis, Mutim e Moraes — Sociedade de Advogados e não utilize recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para despesas não relacionadas à educação.

De acordo com a recomendação, a prefeitura contratou o escritório, sem licitação, para demandar o cumprimento da sentença que obriga a União a repassar ao município verbas referentes ao Fundeb. Segundo o MPF, o contrato é irregular pois não cumpre os requisitos previstos na Lei nº8.666/93 para justificar a contratação de serviços por inexigibilidade de licitação: objeto de natureza singular e profissional de notória especialização.

Os procuradores consideram que a Procuradoria do Município e o próprio MPF são aptos a prestar a demanda conferida ao escritório e resguardar o interesse da prefeitura na execução da dívida. De acordo com o MPF, o valor a ser recebido, de R$ 8 milhões, destina-se exclusivamente à educação básica, conforme a Lei nº 11.494/2007, não podendo ser utilizado em nenhuma outra despesa, incluindo contratos advocatícios.

O MPF recomendou, ainda, que o município implemente medidas para o efetivo funcionamento de sua Procuradoria.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Theo Becker vira criança novamente na festa de um ano do seu filho Thor Becker

Theo Becker vira criança novamente na festa de um ano do seu filho Thor Becker

Anatel

Anatel debate celulares irregulares e reclamações de serviços na Câmara dos Deputados