em

Oficinas de fotografia e vídeo integram projeto #Transformaê e atrai atenção de estudantes de Barreiras

Uma oficina de audiovisual foi realizada, na manhã desta quinta-feira (21), para os estudantes do Colégio Estadual Alexandre Leal Costa (Polivalente). A atividade foi ministrada pelo professor José Carlos Silva, do curso de Produção Audiovisual da Faculdade São Francisco de Barreiras. Além de apresentar conceitos e técnicas de fotografia e vídeo, o palestrante abordou assuntos […]

Oficina de fotografia e vídeo durante o projeto transformaê
Oficina de fotografia e vídeo durante o projeto transformaê. Foto: Divulgação

Uma oficina de audiovisual foi realizada, na manhã desta quinta-feira (21), para os estudantes do Colégio Estadual Alexandre Leal Costa (Polivalente). A atividade foi ministrada pelo professor José Carlos Silva, do curso de Produção Audiovisual da Faculdade São Francisco de Barreiras. Além de apresentar conceitos e técnicas de fotografia e vídeo, o palestrante abordou assuntos relacionados à rotina do profissional de quem trabalha com audiovisual: criatividade, equipamento, roteiro, direção, produção, som, cenários, montagem e edição dos filmes. A ação, que contou com a participação do diretor acadêmico da FASB, Marden Lucena, integrou o projeto #Transformaê – Virada Cultural, que realizou ao longo do dia, palestras e cursos nas escolas da rede pública de ensino de Barreiras.

Para José Carlos, as oficinas pretendem preparar o produtor de audiovisual para transformar as ideias em trabalhos profissionais, que geram renda e prestígio no mercado de trabalho. “É uma área muito interessante, que valoriza quem é criativo e dedicado”, explicou. Um dos principais objetivos da oficina foi a apresentação de modo que pudesse despertar o interesse dos estudantes: “A oficina serviu para me dar uma noção bem maior sobre a atividade de um profissional dessa área. Também aprendi a usar várias funções de uma câmera”, avaliou Larissa Brito, do 1º ano do ensino médio, que passou a considerar o ingresso na carreira da produção Audiovisual.

Ruan Dias, aluno do 3º ano, enxerga a possibilidade de unir uma de suas preferências ao mercado do som e da imagem: “Eu canto rap, e percebi nessa oficina que seria uma boa ideia trabalhar com a produção de clipes de vários artistas e fotografando eventos culturais. É um grande mercado a ser explorado”, disse. Para Carlos Henrique da Silva Neiva, diretor do colégio, os alunos se interessam muito pela tecnologia e a imagem. “Muitos têm o smartphone na mão, mas não sabem usar, por isso que essa modalidade de palestra é tão importante. Espero que daqui saiam muitos profissionais do audiovisual e das novas tecnologias”, avaliou.

Oficina de fotografia e vídeo durante o projeto transformaê
Oficina de fotografia e vídeo durante o projeto transformaê. Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Centro Histórico. Foto: Rosilda Cruz

Governo aprova regimento do Conselho Estadual de Turismo

Felipe Franco, Sylvia Design, Adriana Ribas e Dr Alexandre Torelli

Felipe Franco, Sylvia Design e outros famosos prestigiam inauguração de Clinica Torelli em SP