em

Setur promove atualização do Mapa Turístico até 20 de julho

Até o dia 20 de julho, a Secretaria do Turismo da Bahia estará cadastrando a documentação de municípios interessados em ingressar no novo mapa turístico brasileiro. Trabalho conjunto com o Ministério do Turismo (MTur), o mapeamento visa identificar as cidades que adotam o turismo como fator para o desenvolvimento da economia local. Dos 417 municípios […]

Mapa Turístico
Mapa Turístico. Foto: Tatiana Azeviche

Até o dia 20 de julho, a Secretaria do Turismo da Bahia estará cadastrando a documentação de municípios interessados em ingressar no novo mapa turístico brasileiro. Trabalho conjunto com o Ministério do Turismo (MTur), o mapeamento visa identificar as cidades que adotam o turismo como fator para o desenvolvimento da economia local.

Dos 417 municípios baianos, 118 já estão mapeados desde o ano passado e têm reconhecido o seu potencial turístico. Com a atualização em andamento, a expectativa da Setur é elevar este número para 180. Este processo fornece subsídios ao ministério para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão, estruturação e promoção dos destinos turísticos brasileiros.

Além da mobilização dos municípios, cabe à Superintendência de Serviços Turísticos da Setur receber a documentação das prefeituras e validá-la para encaminhar ao ministério. Em Brasília, será feita análise do potencial turístico das cidades, considerando especialmente aspectos econômicos. O resultado da avaliação será divulgado pelo MTur, em setembro.

Documentação

A documentação exigida inclui comprovante da existência de um órgão municipal de turismo, como a lei municipal para criação da secretaria ou superintendência, por exemplo. Dotação orçamentária para ações de turismo é outro fator indispensável.

No processo de atualização do mapa, o Ministério do Turismo avalia o desempenho econômico do turismo em cada município, considerando aspectos como número de estabelecimentos e empregos formais no setor de hospedagem, além de estimativas do fluxo turístico (doméstico e internacional).

Oficinas

Desde a abril, a Setur realiza encontros com gestores municipais das 13 zonas turísticas da Bahia. Nas oficinas, são discutidos a metodologia do Ministério do Turismo para a classificação das cidades, procedimentos e prazos. Nesta terça-feira (dia 04), é realizado o último encontro, com a presença de representantes de municípios como Formosa do Rio Preto, Piritiba, Jaguarari e Xique-Xique.

Mais informações podem ser obtidas na Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, telefone (71) 3116-4143.

Mapa Turístico Chapada Diamantina
Foto: Divulgação

Repórter Ana Paula Cabral

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Estudantes de Jequié desenvolvem projeto de ponto de ônibus sustentável

Estudantes de Jequié desenvolvem projeto de ponto de ônibus sustentável

Tartaruga despigmentada Projeto TAMAR

Tartaruga despigmentada já pode receber visitas no Projeto TAMAR Praia do Forte-BA