em

SPRLEM será presença marcante na Bahia Farm Show

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) será presença marcante na Bahia Farm Show, consolidada como a maior feira em tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil, que acontece de 30 de maio a 03 de junho. Juntamente com o sistema sindical CNA/FAEB/SENAR/SINDICATOS DO OESTE, deve manter uma diversificada […]

SPRLEM será presença marcante na Bahia Farm Show
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) será presença marcante na Bahia Farm Show, consolidada como a maior feira em tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil, que acontece de 30 de maio a 03 de junho. Juntamente com o sistema sindical CNA/FAEB/SENAR/SINDICATOS DO OESTE, deve manter uma diversificada grade de palestras, seminários, oficinas e treinamentos.

Dentre os assuntos a serem debatidos no estande do sistema sindical, estão assuntos que interessam ao homem do campo e que têm impactado na vida dos produtores rurais da região oeste da Bahia, como a proteção de preços e aumento dos lucros utilizando BM&F, seguro agrícola – subvenção governamental e proteção do investimento, Integração Lavoura Pecuária Floresta e seus resultados, recuperação de pastagens degradadas e seus impactos econômicos, reforma trabalhista, licenciamento ambiental, segurança jurídica na aquisição de imóveis rurais, o papel da semente certificada no avanço e difusão de tecnologias em soja, pecuária sustentável – do pasto ao prato e compensação ambiental através de servidão.

Também será apresentado um projeto de melhorias da BR-242, importante rodovia para escoamento da safra agrícola. Outro evento de grande destaque que acontecerá no estande do sistema sindical será o Seminário Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), que tem o objetivo de apresentar oportunidades de investimento para o agronegócio baiano e os incentivos ao setor produtivo. Oficinas com a participação dos agentes econômicos e sociais serão realizadas para diálogo sobre o desenvolvimento territorial, as perspectivas e os desafios.

Treinamentos

De forma inédita, o SPRLEM também estará presente na Bahia Farm Show, levando qualificação rural para produtores e trabalhadores da agricultura familiar. Os treinamentos em Aplicação de Agrotóxico NR 31 e Tratorista Aperfeiçoamento serão ministrados pelos instrutores do Senar, Adilton Lima Machado e Ingbert Döwich, com duração de três e dois dias, respectivamente. As capacitações serão realizadas no estande da Prefeitura Municipal, após solicitação de atendimento e parceria com a Secretaria de Agricultura.

Riquezas do Oeste

Inicialmente idealizada pelo SPRLEM e, posteriormente, compartilhada com os demais sindicatos, o estande sindical contará com a vitrine Riquezas do Oeste – espaço dedicado à exposição e valorização dos produtos advindos da agricultura familiar praticada no oeste da Bahia. Devidamente identificadas, as riquezas produzidas por Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Angical, Baianópolis, Correntina, Cristópolis, Jaborandi, Riachão das Neves e São Desidério estarão representadas. Ganharão espaço produtos como cachaça, rapadura, queijo, requeijão, bolinho de tapioca, cocada branca e quebra queixo, óleo de babaçu, amêndoas de babaçu, farinha, feijão gurutuba, doce de leite, alho, espiga de milho, banana (maça, d’água e prata), coco verde, laranja, limão, mamão, maracujá, melancia, goiaba, quiabo, conserva de pimenta, derivados de mandioca, óleo e doces de buriti, café de buriti, chocolate, embutidos diversos e mel, que serão degustados pelos visitantes do estande.

Encontro com a imprensa

Outra iniciativa do SPRLEM nesta edição da feira será o Encontro com a Imprensa. Jornalistas, blogueiros, radialistas e outros profissionais de comunicação serão recepcionados no estande do sistema sindical, no dia 31, às 17h. “O encontro será uma oportunidade para apresentação das ações institucionais realizadas nos municípios da área de abrangência e tem a finalidade de promover uma aproximação ainda maior da entidade com os parceiros, bem como agradecer pelo apoio recebido na divulgação de suas atividades”, disse a presidente do SPRLEM, Carminha Missio. Os profissionais serão recebidos com um coffee break e serão presenteados com um kit imprensa para auxiliá-los durante o trabalho na feira. O kit é composto por uma sacola ecológica, squeeze, bloco de anotações com caneta, lápis ecológico (com semente de árvore para ser plantada) e protetor solar.

Decoração temática

Quem visitar o estande do sistema sindical também vai encontrar uma belíssima decoração. Mandalas e arranjos, delicadamente confeccionados com elementos do Cerrado e da agricultura regional, vão promover o embelezamento e a valorização, destacando a importância da harmonia entre a produção agrícola e o meio ambiente. Contratada para a produção das peças que ficarão disponíveis na sede do Sindicato após a realização da Bahia Farm Show, a decoradora e florista Mailza Lima Duarte, popularmente chamada de Maia, tem muita familiaridade com os elementos da região, que costuma empregar nos eventos em que decora. As peças foram elaboradas com fibras, palha e grão do milho, café verde e torrado, algodão, trigo, flor e semente de girassol, soja, sementes de capim, arroz, feijão, folhas e cascas de árvores e plantas do Cerrado, dentre outros.

Presenças marcantes

Durante os cinco dias de evento, o estande do sistema sindical deve receber – como visitantes e palestrantes – importantes personalidades do meio agrícola, como o governador Rui Costa, o vice-presidente da Faeb, Humberto Miranda de Oliveira, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, pesquisadores, representantes de entidades diversas, além de produtores, colaboradores, agrônomos, advogados, profissionais da área, além da imprensa local, regional, estadual e nacional. Aguardamos a sua visita. Visite-nos!

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

A um dia da abertura, é grande a expectativa para a Bahia Farm Show 2017

Iris Apfel posa para as lentes do fotógrafo brasileiro Yuri Graneiro

Iris Apfel posa para as lentes do fotógrafo brasileiro Yuri Graneiro