em

Acadêmicos da FASB participam de Simpósio sobre queimaduras em Barreiras

Com enfoque em problemas clínicos relacionados às queimaduras, a 5ª Edição do Simpósio Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital do Oeste (HO) foi realizado na tarde da última sexta-feira (5) na Câmara de Vereadores de Barreiras. O Simpósio foi uma promoção da EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional) do HO e contou com o apoio […]

Evento saúde Câmara de Vereadores de Barreiras
Foto: Divulgação

Com enfoque em problemas clínicos relacionados às queimaduras, a 5ª Edição do Simpósio Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital do Oeste (HO) foi realizado na tarde da última sexta-feira (5) na Câmara de Vereadores de Barreiras. O Simpósio foi uma promoção da EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional) do HO e contou com o apoio da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Regina Nogueira Bastos, acadêmica do 7º semestre de Enfermagem da FASB, destacou que os treinamentos realizados durante o curso são eficientes para a formação, e acredita que a participação em simpósios e congressos reforçam o aprendizado. “Além das aulas, os estágios e congressos favorecem nossas experiências práticas sobre diversos assuntos. Hoje, estamos aprendendo as técnicas e experiências sobre o tratamento hospitalar, sobre queimadura, e em algum momento de nossa vida profissional vamos enfrentar problemas como estes, e o que aprendemos aqui será utilizado”, afirma.

Centenas de estudantes, professores e profissionais ligados à área de saúde participaram do Simpósio que teve como abordagem central o tema “Paciente Queimado”. Assuntos como Queimaduras Elétricas e inalação de fumaças também integraram a programação do evento.

Evento saúde Câmara de Vereadores de Barreiras
Foto: Divulgação

Layza Kalinne, do 1º semestre do curso de Enfermagem da FASB, ficou surpresa com algumas curiosidades que foram desmistificadas no encontro. “Tinha uma duvida sobre o problema do choque elétrico. O médico falou que quando a pessoa ‘toma’ (sic) um choque a descarga elétrica não é capaz de prender a pessoa. O fato dela ficar presa à fiação ou tomada, se dá por uma ação da musculatura do corpo humano. Isso eu não sabia, agora posso explicar, quando alguém me perguntar sobre o assunto”, destaca.

Acompanhando os acadêmicos da Fasb, a professora do colegiado de Enfermagem, Dulce Rodrigues afirma que o tema é de extrema importância. “Acidentes dessa natureza [queimaduras] são muito comuns, e a participação dos acadêmicos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia amplia o conhecimento prático desses futuros profissionais. Os especialistas que estão falando aqui, são profissionais atuantes nas unidades hospitalares da região”, enfatiza.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Embasa

Abastecimento de água será interrompido nesta terça-feira (9) em São Desidério

Porto Alegre é palco do Villa Mix Festival neste sábado, dia 13