em

PSOL debateu o agronegócio e o desemprego da região Oeste neste domingo

Jovens, professores, funcionários públicos, lideranças comunitárias e militantes de Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Malhada e Barreiras discutiram conjuntura política atual e os principais problemas sociais, econômicos e políticos que atingem a população do Oeste da Bahia. O evento ocorreu neste domingo (12), na Câmara de Vereadores, de Barreiras, e […]

PSOL debateu o agronegócio e o desemprego da região Oeste neste domingo
PSOL debateu o agronegócio e o desemprego da região Oeste neste domingo. Foto: Divulgação

Jovens, professores, funcionários públicos, lideranças comunitárias e militantes de Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Malhada e Barreiras discutiram conjuntura política atual e os principais problemas sociais, econômicos e políticos que atingem a população do Oeste da Bahia. O evento ocorreu neste domingo (12), na
Câmara de Vereadores, de Barreiras, e teve como tema ” O Oeste não é o celeiro da Bahia: entre o agronegócio e o desemprego” e foi IX Seminário de Formação Politica realizado pelo PSOL no Estado.

A liderança Paulo Vielmo, do Diretório Municipal de Barreiras e integrante da Direção Estadual do PSOL, parabenizou a iniciativa e destacou que é filiada ao PSOL há 9 anos e nunca havia sido realizado pelas Direções Estaduais anteriores uma atividade na região Oeste. “Esses seminários são extremamente relevantes porque discutem o tema
mais amplo que é a conjuntura política nacional, internacional, as perspectivas do socialismo, e, ao mesmo tempo, abordam as questões específicas da região percebidos dentro de um contexto macropolitico”,comemorou a militante.

Segundo Paula Vielmo, os seminários conseguem estabelecer uma articulação entre os municípios, fortalecendo a atuação do partido. “O agronegócio tem desmatado muito. Os seis municípios que mais desmatam no Brasil estão no Oeste. Através da apresentação dos dados do Ministério do Trabalho, pudemos desmistificar a ideia de que o agronegócio gera muitas vagas de emprego. Dentro do sistema capitalista, o desemprego é estrutural!”, enfatizou a militante.

Para o Presidente do Diretório Municipal do PSOL de Santa Rita de Cássia, Diego Guerra, o evento discutiu as diversas realidades das cidades que participaram do seminário e não se limitou a debater os temas, sugeriu possíveis soluções aos problemas locais. ” A região Oeste é um Pólo industrial de soja e algodão. Com o seminário nós passamos a entender melhor as dificuldades da região e fortalecemos a militância e o próprio PSOL “, frisou.

A atividade foi uma realização da Secretaria de Formação Política da sigla, representada por Rafaela Cardoso. Durante o seminário, Cardoso pontuou a dificuldade de promover um trabalho de formação política em uma região marcada pela forte presença de coronéis e do agronegócio. “O desemprego que, infelizmente, é muito acentuado no Oeste faz com que as pessoas se tornem reféns dos donos do poder”, ressaltou. O Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, participou do evento.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Pais dormem na fila há dois dias para matricular filhos em Feira de Santana

Pais dormem na fila há dois dias para matricular filhos em Feira de Santana

Nota de pesar

Nota de pesar Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina