em

Turismo religioso e oficina de produção associada são levados a Nazaré

Ação visando fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo religioso na Baía de Todos-os-Santos e a inovação de produtos e serviços foi realizada nesta sexta-feira (21/10), em Nazaré, município localizado a 239 quilômetros de Salvador. Além de um seminário sobre turismo religioso católico, fez parte da ação uma oficina de produção associada ao turismo […]

Nazaré. Foto: Tatiana Azeviche
Nazaré. Foto: Tatiana Azeviche

Ação visando fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo religioso na Baía de Todos-os-Santos e a inovação de produtos e serviços foi realizada nesta sexta-feira (21/10), em Nazaré, município localizado a 239 quilômetros de Salvador.

Além de um seminário sobre turismo religioso católico, fez parte da ação uma oficina de produção associada ao turismo (PAT), que teve também o objetivo de estimular a qualidade de produtos e serviços oferecidos e o potencial turístico do município. Promovida pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), as atividades foram realizadas no Salão Nobre da Prefeitura de Nazaré, no centro da cidade.

Durante a manhã, foi realizado o Seminário do Turismo Religioso Católico. Como o município pode desenvolver ações e se beneficiar com este segmento esteve entre os temas da palestra, que abordou ainda tópicos como conceitos, atrativos do turismo cultural, aspectos históricos, motivações do turismo religioso e turismo religioso na Bahia.

À tarde, a oficina de produção associada abordou o universo da cadeia produtiva do turismo e as possibilidades de integração econômica, e como o setor pode aproveitar melhor a oferta de produtos da região. Um exemplo abordado foi o das famosas peças feitas em barro, vendidas em Nazaré, na conhecida Feira dos Caxixis, que podem ser comercializadas diretamente com o visitante ou com hotéis, pousadas e restaurantes, dentre outros empreendimentos, para uso na decoração.

Nazaré. Foto: Manu Dias/GOVBA
Nazaré. Foto: Manu Dias/GOVBA

Outro exemplo mostrado foi o da comercialização de imagens de santos, aproveitando o fluxo de visitantes durante o período de festas religiosas da cidade. Ou como um produto típico do município, a farinha, pode servir de base para oficinas gastronômicas, visitas às casas de farinha, como também alguns itens da culinária serem fornecidos para bares e restaurantes.

Durante a oficina, os participantes tiveram ainda informações sobre a história do turismo na Bahia, estratégia turística e integração econômica, e acesso ao mercado, dentre outros temas. A produção associada ao turismo é trabalhada pela Setur como um dos objetivos da integração de cadeias produtivas, visando à geração de emprego e renda para a população baiana. O incentivo é para o consumo de produtos artesanais, gastronômicos, culturais e agroindustriais produzidos nos municípios turísticos do Estado.

A cidade – Uma das mais conhecidas cidades do Recôncavo Baiano, Nazaré tem destaque na produção e comercialização de farinha de mandioca. Outro produto famoso são as peças feitas em barro, muito conhecidas pela Feira dos Caxixis que se realiza durante a Semana Santa e que reúne peças produzidas por oleiros da região de Maragogipinho.
Entre os atrativos da cidade tem lugar a Cachoeira do Roncador, queda d’água do Rio Copioba, que também forma corredeiras e um poço natural. No Morro do Silêncio encontra-se a imagem do Jesus de Nazaré, com 15 metros de altura.

Por Marilena Neco

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Ex-bailarina do Faustão, Kamilla Covas disputará o Musa do Brasil

Youtuber Amanda Pontes participa de encontro com fãs em loja de cosméticos em São Paulo