em

“Feira Que Te Quero Ver” promove valorização do patrimônio histórico da cidade

Conhecer a história da própria cidade desperta sentimentos de pertencimento, valorização e orgulho, explica o professor e historiador Renê Brito Nascimento, que atua na equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. E é exatamente esta a proposta do projeto Feira Que Te Quero Ver, iniciativa da Seduc, que promove a difusão do patrimônio histórico de […]

Feira Que Te Quero Ver. Foto: Andreyse Porto
Feira Que Te Quero Ver. Foto: Andreyse Porto

Conhecer a história da própria cidade desperta sentimentos de pertencimento, valorização e orgulho, explica o professor e historiador Renê Brito Nascimento, que atua na equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. E é exatamente esta a proposta do projeto Feira Que Te Quero Ver, iniciativa da Seduc, que promove a difusão do patrimônio histórico de Feira de Santana entre os alunos da Rede Municipal e a produção de materiais audiovisuais tendo como pano de fundo os edifícios feirenses.

Agora, os trabalhos produzidos pelos alunos estão sendo avaliados pela comunidade que pode votar nos melhores até o próximo dia 16. Os vídeos e e-books elaborados pelos próprios estudantes estão disponíveis no site do concurso, no endereço eletrônico: www.feiraquetequerover.com.br.

Os estudantes participaram de várias etapas do projeto cujo principal objetivo é despertar neles o interesse pelo patrimônio histórico e cultural da cidade e ainda convidá-los a utilizar plataformas digitais. Os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental de 21 escolas municipais aprenderam sobre os espaços e visitaram edifícios como o Paço Municipal Maria Quitéria, o Mercado de Arte Popular, Catedral Metropolitana de Santana (a Igreja Matriz), Igreja Senhor dos Passos e o Casarão Fróes da Motta, entre outros.

Feira Que Te Quero Ver. Foto: Andreyse Porto
Feira Que Te Quero Ver. Foto: Andreyse Porto

As visitas foram registradas através de fotos, vídeos e entrevistas, para que assim os estudantes produzissem o material. “É importante que os jovens cidadãos conheçam a história do seu município, é através desta história que eles poderão ter conhecimento sobre o passado e sua influencia no presente. Penso que a partir deste conhecimento do passado é que haverá a valorização do ser no presente”, explica o professor Renê Nascimento.

Os estudantes produziram os materiais, usando plataformas digitais como celular, tablet e gravadores. Após o período de votação destinado à comunidade, os vídeos e e-books serão analisados e votados entre os dias 17 e 21 de outubro por uma comissão composta por professores, pesquisadores e/ou produtores ligados à articulação do audiovisual com a educação. A cerimônia de premiação dos três trabalhos mais votados será no dia 31 de outubro, no Centro de Cultura Maestro Miro.

“A história de Feira de Santana é muito rica, tudo que já pesquisei para utilizar na área de educação comprova isso. Ainda há muito a ser pesquisado e, na verdade, muito pouco é feito ainda no sentido de conhecer a história da cidade e pesquisar a respeito. Por isso, este tipo de projeto é tão importante”, avalia Renê.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Renata Banhara prestigia show de Caetano Veloso em Nova Iorque nos EUA

Embasa apresenta resultados da conclusão da obra de esgotamento sanitário de Barreiras