em

Uneb é homenageada pela Câmara de Salvador pelos 56 anos de trajetória

Uneb. Foto: Carol Garcia /GOVBA
Uneb. Foto: Carol Garcia /GOVBA

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a maior instituição pública de ensino superior multicampi das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, e mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, será homenageada pela Câmara Municipal de Salvador, nesta quarta-feira (10), pelos seus 56 anos de história e 33 anos de institucionalização. A sessão especial acontece às 9h30, no plenário do Legislativo, no Centro Histórico da capital.

A comemoração foi requerida pela vereadora Vânia Galvão e celebra a trajetória da instituição, que está presente geograficamente em todas as regiões do estado, estruturada no sistema multicampi. A capilaridade de sua estrutura e abrangência de suas atividades está diretamente relacionada à missão social que desempenha. A Uneb possui 29 departamentos instalados em 24 campi – um sediado em Salvador, onde se localiza a administração central da instituição, e os demais distribuídos em 23 importantes municípios baianos de porte médio e grande.

Atualmente, a universidade disponibiliza mais de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação a distância (EaD), nos níveis de graduação e pós-graduação, oferecidos nos 29 departamentos. O expressivo crescimento na oferta de cursos stricto sensu (mestrados e doutorados) nos últimos anos, em Salvador e outras cidades, promovendo a interiorização da pós-graduação pública, gratuita e de qualidade.

Além dos Campi, a Uneb está presente na quase totalidade dos 417 municípios do estado, por meio de programas e ações extensionistas em convênio com organizações públicas e privadas, que beneficiam milhões de cidadãos baianos, a maioria oriunda de segmentos social e economicamente desfavorecidos e excluídos.

Algumas das iniciativas que aproximam a universidade da sociedade são a alfabetização e capacitação de jovens e adultos em situação de risco social; educação em assentamentos da reforma agrária e em comunidades indígenas e quilombolas; projetos de inclusão e valorização voltados para pessoas deficientes, da terceira idade, GLBT, entre outros.

A instituição desenvolve também importantes pesquisas em todas as regiões em que atua. Alguns projetos trazem a marca da vanguarda acadêmica, a exemplo dos trabalhos nas áreas de robótica e de jogos eletrônicos pedagógicos, com os quais já conquistou premiações e o reconhecimento nacional e internacional. O corpo discente da instituição é estimulado a participar das pesquisas por meio de programas de iniciação científica e de concessão de bolsas de monitoria.

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: U4FJXY7TLEPVTET e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

PUBLICIDADE

Governador do Goiás, Marconi Perillo fará palestra em Barreiras sobre “superação da crise brasileira”

Proposições de Lídice no Senado têm 82% de aprovação popular