em

Olodum é Brasil nas Olimpíadas Rio 2016

Concentração começa às 15h, no Largo do Pelourinho, nesta quinta-feira

Olodum. Foto: Divulgação
Olodum. Foto: Divulgação

O Brasil enfrenta Africa do Sul nas Olimpíadas no Rio 2016. Para dar sorte ao técnico Rogério Micale, e toda a Seleção Brasileira, o Olodum estará no Largo do Pelourinho a frente da Torcida Brasil Olodum. As batidas internacionalmente conhecidas já poderão ser ouvidas a partir das 15h desta quinta-feira, dia 4. Como nas edições anteriores, baianos e turistas devem lotar as ruas do Centro Histórico de Salvador, ao som do single ‘Samba, Futebol e Alegria’, que retrata três paixões brasileiras e será um verdadeiro ‘grito de guerra’ do Brasil durante os jogos. Interpretada por Mateus Vidal, a música foi composta por Juka Maneiro, Sandoval, Roberto Cruz, além de Mateus.

Histórico do Olodum na Copa do Mundo

Desde 1990 que o Olodum é companheiro ativo da Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo da FIFA. Antes do torneio sediado na Itália, o grupo foi convidado pela entidade maior do futebol mundial para um show Lausane, na Suíça, em comemoração aos 90 da Federação. Nos torneios seguintes, em 1994 nos Estados Unidos e em 1998 na França, os tambores mundialmente conhecidos também estiveram presentes e ajudaram o Brasil na conquista do título e do vice-campeonato respectivamente.

Já em 2002, com a Copa sediada na Coréia do Sul e no Japão, e em 2006 na Alemanha, a ‘Torcida Brasil Olodum’ ganhou repercussão nacional e mundial com links ao vivo da TV Globo durante a transmissão dos jogos para o Pelourinho, onde cerca de 10 mil pessoas acompanharam as partidas ao som do Olodum.

Olodum. Foto: Divulgação
Olodum. Foto: Divulgação

Para a Copa no Brasil, a participação do grupo iniciou em 2009, quando a Escola Olodum recepcionou a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador no dia do anúncio da capital baiana como uma das sedes do mundial. Em setembro do mesmo ano, a banda animou uma grande festa no Largo Tereza Batista – Pelourinho, para incentivar o Brasil a se classificar para a Copa na África do Sul do ano seguinte.

E o mundial de 2010 já começou para o Olodum no Carnaval. O bloco homenageou o futebol com o tema ‘Índia, Brasil, África do Sul – A Terceira Visão’. Em junho, o grupo voltou a concentrar milhares de torcedores no Pelourinho e formar uma enorme torcida brasileira em Salvador.

Para 2014, a Torcida Brasil Olodum e as Terças do Olodum especiais da Copa complementam a agenda do grupo durante o mundial, além da abertura oficial da Copa no dia 12 de junho, em São Paulo e as Fan Fests em Manaus e Natal, nos dias 14 e 19 de junho respectivamente.

Sempre com uma missão de paz, o Olodum em 2016 fala mais uma vez de igualdade. Depois de associar realidades de países africanos a brasileira, o bloco do Pelourinho volta a falar do país onde nasceu. Com o tema “Brasil mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?”, o grupo apresenta a história do povo negro e do legado civilizatório que consolidou e aprofundou nas raízes do Brasil.

Em homenagem aos 30 anos da canção “Faraó Divindade do Egito” o Olodum volta seu olhar para um dos países mais enigmáticos do continente africano. Desta vez, o pai de Tutacamom, Akhenaton, famoso por ser o criador do monoteísmo, o sol, Aton, e todas as influencias do astro rei serão debatidos no tema “O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz” .

SERVIÇO
O que: TORCIDA BRASIL OLODUM
Atrações: Olodum
Onde: Largo do Pelourinho – Pelourinho
Quando: 04 de agosto – quinta-feira
Horário: a partir 15 horas
Quanto: Gratuito

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Estudantes do Subúrbio Ferroviário criam aplicativo que valoriza região

Ator global faz um Pit Stop em Salvador