em

Estudantes do Subúrbio Ferroviário criam aplicativo que valoriza região

O uso da tecnologia permitirá que soteropolitanos e turistas conheçam melhor o Subúrbio Ferroviário de Salvador. É que um grupo de 14 estudantes da rede estadual de ensino criou o aplicativo Subúrbio SSA, que valoriza a história e os locais de lazer da região onde os alunos nasceram e vivem. O aplicativo visa despertar nos […]

Jovens de Salvador criam aplicativo Subúrbio SSA. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
Jovens de Salvador criam aplicativo Subúrbio SSA. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

O uso da tecnologia permitirá que soteropolitanos e turistas conheçam melhor o Subúrbio Ferroviário de Salvador. É que um grupo de 14 estudantes da rede estadual de ensino criou o aplicativo Subúrbio SSA, que valoriza a história e os locais de lazer da região onde os alunos nasceram e vivem. O aplicativo visa despertar nos moradores o sentimento de pertencimento, além de divulgar para o público externo as atividades artísticas, culturais e sociais promovidas na região.

Para o desenvolvimento da ferramenta, os jovens fizeram gratuitamente o curso de Análises de Mídias Sociais, do projeto social Estúdio Multimeios, realizado pela Cipó – Comunicação Interativa. O curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)

Jovens de Salvador criam aplicativo Subúrbio SSA. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
Jovens de Salvador criam aplicativo Subúrbio SSA. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

A nova ferramenta interativa está disponível para download na loja virtual Play Store para smartphones e tablets que possuem sistema Android. Com apenas alguns cliques, o público tem acesso a informações sobre os bairros, trem, história, além da divulgação de sites, blogs e redes sociais que promovem o que há de melhor no subúrbio. Outro destaque é um mapa com indicações e orientações de como chegar aos diversos pontos turísticos da região para atrair mais visitantes.

Descoberta inovadora

Keroline Cristina Pereira, 21 anos, do 2° ano no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, e moradora do Lobato, conta que foi muito estimulante ajudar a fazer o esboço do aplicativo e pesquisar a história do Subúrbio Ferroviário. “Estou lisonjeada em poder fazer parte da criação de algo que valoriza a região onde moro. O processo de criação foi uma descoberta inovadora, e as atividades do curso me ajudaram a perder a timidez, quebrando uma barreira que eu tinha em relação à comunicação”.

Jovens de Salvador criam aplicativo Subúrbio SSA. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
Jovens de Salvador criam aplicativo Subúrbio SSA. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

A estudante Evelin Bispo Rocha, 17, do 3° ano do Colégio Estadual Landulfo Alves, residente no bairro do Uruguai, também destaca o aprendizado. “Participei da sugestão do nome e marca do aplicativo, e me envolvi com sugestões de design sobre cores e imagens. Acho muito importante essa iniciativa porque ajuda a mudar a imagem preconceituosa, que algumas pessoas têm em relação ao Subúrbio, um local com muitas coisas boas e lugares lindos”.

Para Átila Reis Coutinho, 16, que faz o 2° ano no Colégio Estadual Barros Barreto e mora no Lobato, o curso o ajudou a pensar na futura profissão. “Gostei muito de [colaborar na] criação do mapa e aprender técnicas de design. Por isso quero seguir essa área e trabalhar futuramente com marketing”, planeja.

Principais benefícios

O educador da área de Comunicação, Gustavo Lisboa, cita os principais benefícios da iniciativa. “É muito gratificante enxergar que os conteúdos sobre comunicação, apresentados em sala de aula, geraram transformações positivas nas vidas desses jovens, pois eles passaram a ter um olhar mais crítico para avaliar a comunicação e a executar de forma prática o que aprenderam, a exemplo da nova forma do uso pessoal das redes sociais digitais”. De acordo com ele, ‘é fantástico ver que os educandos passaram a valorizar o Subúrbio Ferroviário de Salvador, local onde eles moram e estudam. Também passaram a enaltecer as suas qualidades e especificidades”.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Inspirado nos Jogos Olímpicos, Rafael Carvalho posa durante treino de Muay Thai

Olodum é Brasil nas Olimpíadas Rio 2016