em

Cemafauna leva prêmio de melhor trabalho científico no VIII ENGEAS em Salvador (BA)

Trabalho premiado engeas. Foto: Divulgação
Trabalho premiado Engeas. Foto: Divulgação

Nos dias 10 a 13 desse mês biólogos e estagiários do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) puderam mostrar pesquisas e trabalhos desenvolvidos no Centro durante a oitava e quarta edições, respectivamente, do Encontro Nordestino de Grupo de Estudos de Animais Selvagens (ENGEAS) e do Simpósio Baiano de Animais Selvagens (SIMBAS) no auditório do Pavilhão de Aulas III da Universidade Federal da Bahia em Salvador, capital baiana.

Dos 13 resumos apresentados no Encontro, oito foram do Cemafauna com pesquisas nos mais variados temas. A bióloga Jéssica Viviane Amorim e o estudante do curso de Biologia e estagiário Luciano Modesto tiveram o trabalho “Estudo do comportamento em cativeiro de um grupo de macaco-prego (Sapajus libidinosusspix, 1823)” premiado como melhor trabalho do evento.

“Foi legal apresentar quatro trabalhos, dentre eles o de Jessica Viviane, do qual sou co-autor, sobre o comportamento do grupo de macaco-prego mantido no recinto de reabilitação do Cemafauna. Acredito que nós tenhamos recebido essa premiação devido ao tema que envolve tanto a área de medicina veterinária (bem-estar animal) quanto da biologia (comportamento animal)”, afirmou Modesto.

A bióloga Jéssica Viviane ressaltou ainda que durante a análise dos animais em processo de reabilitação no recinto do Centro de Triagem de Animais Silvestres da instituição foi possível perceber que o comportamento apresentado é semelhante ao visto em vida livre, ou seja, quando na natureza. “A ambientação do recinto aliada aos cuidados da equipe de médicos veterinários permitiu que isso acontecesse, tendo em vista as referências pesquisadas sobre o assunto”, disse.

Além dessa pesquisa outros trabalhos também foram apresentados por uma parte do corpo de estagiários do Centro. Vitória Ribeiro falou sobre “Levantamento de dados da avifauna na operação de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada em abril e maio de 2016”; Paula Feitosa com o tema “Avaliação comparativa da dieta da espécie Bryconops aff. affinis (GÜNTHER, 1864) em dois trechos no Rios São Francisco”, Alisson Guedes sobre “Osteodistrofia fibrosa em Ceedocyon thous (Linnaeus, 1766): um estudo de caso” e Anette Viana sobre “Lesão tegumentar em Boa constrictor (Linnaeus, 1758) (Squamata; Boidae) encaminhada ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga que também ficou em segundo lugar no concurso de fotografia do ENGEAS.

Cemafauna leva prêmio de melhor trabalho científico no VIII ENGEAS em Salvador. Foto: Divulgação
Cemafauna leva prêmio de melhor trabalho científico no VIII ENGEAS em Salvador. Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Madelayne Cavalcanti grava quadro de programa esportivo da Band, com a Miss Bumbum Pernambuco

Carol Dias esbanja boa forma com um vestido curtíssimo