em

Governo do Estado amplia articulação do Sistema de Justiça Criminal da Bahia

“Não é apenas com o empenho do governador que se faz um governo forte. É preciso o engajamento do povo e das entidades particulares e públicas. A melhor forma de superar as dificuldades é discutindo o problema de maneira ampla e pensando em estratégias conjuntas e consistentes. É preciso diálogo entre todas as partes envolvidas. […]

Governo do Estado amplia articulação do Sistema de Justiça Criminal da Bahia. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
Governo do Estado amplia articulação do Sistema de Justiça Criminal da Bahia. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

“Não é apenas com o empenho do governador que se faz um governo forte. É preciso o engajamento do povo e das entidades particulares e públicas. A melhor forma de superar as dificuldades é discutindo o problema de maneira ampla e pensando em estratégias conjuntas e consistentes. É preciso diálogo entre todas as partes envolvidas. Por isso, esse encontro visa à sensibilidade de um número maior de pessoas e ao entendimento das atividades de cada força, para que juntos encontremos soluções”, afirmou o governador Rui Costa durante discurso de abertura do seminário “Integrando o Pacto Pela Vida: Segurança Pública e Justiça Criminal”, realizado nesta segunda-feira (13), Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

O encontro reforça a integração dos profissionais que atuam em prol do Sistema de Justiça Criminal no Estado da Bahia, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, proporcionando o entendimento amplo dos desafios e competências de cada instituição. O evento é um momento histórico de sincronização das forças, que visa aprimorar o enfrentamento à criminalidade, aumentando a efetividade das ações de combate, para que a sociedade se sinta mais segura.

O evento é resultado da decisão tomada pelo governador Rui Costa em uma das reuniões semanais do Pacto Pela Vida. O seminário busca também ideias e posturas mais eficientes dos atores que compõem o Sistema de Justiça Criminal. A meta final é a definição de estratégias para reduzir os índices dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), especialmente os praticados por organizações criminosas.

Estão presentes no evento a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Santiago, a procuradora-geral de Justiça, Ediene Santos Lousada, o defensor público geral, Cleriston Cavalcante de Macedo, e os secretários estaduais de Segurança Pública, Administração Penitenciária e Justiça Cidadania e Direitos Humanos, respectivamente, Maurício Barbosa, Nestor Duarte e Geraldo Reis. Também participam do encontro membros das câmaras setoriais do programa Pacto Pela Vida, juízes, desembargadores, promotores, procuradores de justiça, defensores públicos, delegados de polícia, oficiais da Polícia Militar e integrantes da administração prisional.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Rede de Mulheres Empreendedoras promove Workshop sobre finanças

Michelly Crisfepe vence Concurso Internacional de “Diva Fitness”