em

Neojiba inscreve para vagas nos núcleos Liberdade e São Bartolomeu

Até 25 de abril, o programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) prossegue com inscrições abertas, para adolescentes de 13 a 18 anos, em seus dois novos núcleos em Salvador – no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, e em Pirajá. Na Liberdade, a oferta é de aulas de iniciação […]

Neojiba Inaugura Núcleo na Liberdade. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Neojiba Inaugura Núcleo na Liberdade. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Até 25 de abril, o programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) prossegue com inscrições abertas, para adolescentes de 13 a 18 anos, em seus dois novos núcleos em Salvador – no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, e em Pirajá. Na Liberdade, a oferta é de aulas de iniciação musical e de Canto Coral. Já, em São Bartolomeu, as aulas são de música utilizando instrumentos de percussão, sopros, cordas e violões.

Para se inscrever basta o jovem enviar informações, como nome completo, idade, endereço e telefone de contato, para o e-mail [email protected]. Após a inscrição, os interessados participam de uma audição. Não é necessário conhecimento prévio em prática instrumental ou coral para integrar as atividades nos novos núcleos.

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado, o Neojiba tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O Neojiba beneficia aproximadamente 4.600 crianças, adolescentes e jovens. O programa é uma ação da SJDHDS e tem como diretor-fundador o maestro e pianista Ricardo Castro.

Centro de Cidadania e Cultura - Parque São Bartolomeu. Foto: Carol Garcia/GOVBA
Centro de Cidadania e Cultura – Parque São Bartolomeu. Foto: Carol Garcia/GOVBA

Plano de expansão

O Núcleo Liberdade funciona no Parque do Queimado (Largo do Queimadinho, s/n), que abrigará a futura sede do Neojiba. O parque, que tem área superior a dez mil metros quadrados e abriga a memória da primeira estação de tratamento de águas do Brasil, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Já o Núcleo São Bartolomeu vai funcionar numa das salas do Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá, que foi cedida ao Neojiba. A proposta do programa na localidade é integrar a rede cultural da comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A abertura dos novos núcleos faz parte do plano de expansão do Neojiba, que tem o Núcleo de Gestão e Formação (NGF) instalado no Teatro Castro Alves (TCA), na capital baiana. O programa dispõe de 11 Núcleos de Prática e Formação Orquestral e Coral, que funcionam em Salvador, Simões Filho, Feira de Santana e Porto Seguro (em Trancoso).

A partir do lema ‘Aprende quem Ensina’, o Neojiba qualifica jovens para atuarem como multiplicadores do modelo social e pedagógico do programa. Além de realizar ações de extensão na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior, os multiplicadores atuam em dez bairros da capital, com Bases Comunitárias de Segurança, e em 21 cidades do interior, através de ampla rede de parceiros locais.

Parque do Queimado. Foto: Manu Dias/GOVBA
Parque do Queimado. Foto: Manu Dias/GOVBA

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Diga não ao bloqueio da sua Internet fixa

Nova ação do Miss Intercontinental Brasil alerta para o sexismo na internet