em

Governo leva segurança, saúde e atrações à Micareta de Feira

A Micareta de Feira de Santana, no centro norte da Bahia, começa nesta quinta-feira (28), às 19h30, com diversas ações do Governo do Estado nas áreas de segurança pública, saúde e cultura. Realizado desde 1937, a folia que continua até domingo (1º de maio) é o primeiro Carnaval fora de época do Brasil e a […]

Ação do Governo do Estado na Micareta de Feira de Santana. Foto: Rafael Martins
Ação do Governo do Estado na Micareta de Feira de Santana. Foto: Rafael Martins

A Micareta de Feira de Santana, no centro norte da Bahia, começa nesta quinta-feira (28), às 19h30, com diversas ações do Governo do Estado nas áreas de segurança pública, saúde e cultura. Realizado desde 1937, a folia que continua até domingo (1º de maio) é o primeiro Carnaval fora de época do Brasil e a segunda maior festa de rua da Bahia.

Em 2016, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o governo estadual promove a Micareta Ouro Negro de Feira pelo 7º ano consecutivo, com a participação de 22 blocos afros e de afoxé, além de grupos de samba e reggae. “A Micareta Ouro Negro que tem no Carnaval Ouro Negro, aqui em Salvador, a sua correspondente. É uma política do Estado que garante o apoio aos blocos de matriz africana”, explica o titular da Secult, Jorge Portugal.

De acordo com o secretário, o investimento no Ouro Negro de Feira é de aproximadamente R$ 220 mil. “Estas entidades de alguma maneira guarnecem […] o tesouro cultural da nossa matriz africana. O Estado entende que é preciso dar apoio a estas entidades para que esta memória não pereça”, enfatiza o secretário de Cultura

Polícia Militar

Ação do Governo do Estado na Micareta de Feira de Santana. Foto: Adenilson Nunes/Secom
Ação do Governo do Estado na Micareta de Feira de Santana. Foto: Adenilson Nunes/Secom

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) terá o efetivo superior a 10 mil profissionais, divididos em 1.400 patrulhas, que vão circular em todo o trajeto da festa. A ‘Operação Folia e Paz’, responsável pela segurança na chegada e saída dos foliões, atuará com 1.511 policiais. O esquema de policiamento inclui 24 postos elevados de observação, 12 de abordagem e 26 barreiras com detectores de metais, inovação lançada pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) no Carnaval deste ano em Salvador.

Segundo o comandante do policiamento da Região Leste, coronel Adelmário Xavier, no Circuito Maneca Ferreira, haverá quatro Postos de Serviços para atender os foliões. A estrutura de segurança vai além dos espaços da folia, com o sistema de monitoramento de olho em toda a cidade. “Temos [ainda] as companhias especializadas. Em casos mais complicados contamos com o Graer [Grupamento Aéreo da PM) e o Bope [Batalhão de Operações Especiais]. Nós temos preocupação maior em atender a população na hora que precisar”, reforçou o comandante Xavier.

Bombeiros Militares

O Corpo de Bombeiros Militar também marca presença na micareta, com aproximadamente 500 profissionais. O 2º Grupamento utilizará uma viatura de combate a incêndio e outra de busca e salvamento, além de oito postos elevados de observação, 12 Grupos de Bombeiros (GBom) e plantão base atender a população localizada próximo ao circuito.

Ronda Maria da Penha

Criada por meio de ação integrada entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da SSP, em parceria com a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e o Ministério Público do Estado, a Ronda Maria da Penha vai atuar pela primeira vez na micareta.

O objetivo é sensibilizar a tropa de policiais que vai atuar na cidade, além de conscientizar a população sobre os direitos das mulheres e os tipos de violência que podem ocorrer durante carnavais fora de época. Outra novidade é a atuação dos alunos da Academia de Polícia Militar e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap).

Ação do Governo do Estado na Micareta de Feira de Santana. Foto: Rafael Martins
Ação do Governo do Estado na Micareta de Feira de Santana. Foto: Rafael Martins

Polícia Civil

Trinta e dois delegados, 37 escrivães, 121 investigadores e 74 servidores não policiais compõem o efetivo da Polícia Civil, que vai atuar na micareta. Na estrutura constam quatro Postos de Policiamento Integrados (PPIs) em diversos pontos da cidade.

No antigo Colégio Estadual de Feira de Santana, localizado na Avenida Juracy Magalhães Júnior, vão funcionar a Central de Flagrantes, uma Delegacia Especial de Área (DEA), um posto da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), um posto do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e um do Departamento de Polícia Técnica (DPT), todos sob a coordenação do Departamento de Polícia do Interior (Depin-Sede) e 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) irá dispor de 30 profissionais, entre peritos criminais, médicos, peritos odonto-legais e técnicos, distribuídos no posto situado no Centro Estadual de Educação Profissional de Saúde do Centro Baiano e na sede do departamento em Feira.

Observatório da Discriminação Racial

A Micareta de Feira de Santana contará com serviço de enfrentamento ao racismo com apoio do Governo do Estado. Em todos os dias da festa, o Observatório da Discriminação Racial funcionará no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), localizado na Avenida Presidente Dutra, no Circuito Maneca Ferreira. No local, serão oferecidos serviços de apoio jurídico e orientações do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, equipamento público sediado na capital baiana.

De acordo com informações da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), os casos poderão ser registrados na sede do Observatório ou pelos telefones 0800 284 0011 (Ouvidoria Geral do Estado – OGE) e 156 (Prefeitura Municipal de Feira de Santana), serviços com ligação gratuita. Além disso, equipes especializadas farão abordagens nas ruas para identificação de ocorrências, entrevistas e levantamento de dados.
Saúde

No Hospital Geral do Estado Clériston Andrade (HGCA), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) aumentou em 30% o número de plantões de atendimentos da equipe de profissionais. O hospital terá também número maior de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, e aumento de materiais para ortopedia e cirurgias.

Detran-BA

Um posto avançado do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) foi instalado no circuito da Micareta, onde o folião poderá tirar a segunda via do licenciamento do veículo e dar entrada na requisição da segunda via da habilitação. A carteira será entregue após a festa. O Detran vai realizar também blitzes de alcoolemia e ações educativas para prevenir acidentes.

“Montamos uma força-tarefa da segurança no trânsito para que a micareta siga o caminho da paz. Vamos aproveitar a reunião de milhares de pessoas para divulgar a mensagem da conscientização contra o uso de bebida e celular ao volante”, disse o coordenador de Fiscalização de Veículos do Detran, coronel Josafá Soares de Souza.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Aplicativo aumenta 20% tempo da bateria de celular

29º brasileiro de Jet Ski: Jeferson Gomes tenta repetir performance de 2015