em

Bahia terá 2º maior hospital especializado na saúde da mulher do País

Construção. Foto: Pedro Moraes/GOVBA
Construção. Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Até o final de 2016, a população feminina da Bahia irá dispor do segundo maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Brasil. É o Hospital Estadual São Jorge, localizado no Largo de Roma, em Salvador, que passará a funcionar como Hospital da Mulher. O anúncio foi feito terça-feira (26), pelo governador Rui Costa, após vistoriar as obras que estão em andamento.

Acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e da primeira- dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, o governador informou que os investimentos do Estado destinados à obra e equipamentos são de aproximadamente R$ 40 milhões.

Construção. Foto: Pedro Moraes/GOVBA
Construção. Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Centro de referência

A unidade “será o centro estadual de referência para a saúde da mulher [com] a finalidade de prestar assistência médico-hospitalar na área de ginecologia”, explicou o secretário. O hospital terá dez salas cirúrgicas e 137 leitos – 98 para internação, dez leitos de UTI e 29 leitos para hospital dia. O centro de diagnóstico estará equipado com tomógrafo computadorizado, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas.

De acordo com o secretário, o Hospital da Mulher prestará assistência nas especialidades de ginecologia e mastologia. “Uma grande novidade será o atendimento na área da reprodução humana. Não ofertaremos apenas o serviço de contracepção. [A unidade] também dará suporte a casais com dificuldades para engravidar, serviço inédito no âmbito dos SUS [Sistema Único de Saúde] na Bahia”.

Os serviços incluem ainda atendimento na área de oncologia, com diagnóstico e tratamento do câncer integrado à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Santo Antônio, que também funciona no bairro de Roma.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Personal Stylist baiano faz sucesso em São Paulo

Aplicativo aumenta 20% tempo da bateria de celular