em

PSOL oficializa candidatura da primeira transexual a disputar uma prefeitura no Brasil

A transexual Samara Braga estreia a participação do PSOL na disputa pela prefeitura de Alagoinhas

Samara, Ronaldo Santos e Catarino Pinto. Foto: Divulgação
Samara, Ronaldo Santos e Catarino Pinto. Foto: Divulgação

Após inúmeras discussões internas, o Partido Socialismo e Liberdade decidiu, por unanimidade, durante reunião do Diretório Municipal de Alagoinhas, neste final de semana (12\13), a pré-candidatura da transexual Samara Braga à prefeitura da cidade. O PSOL oficializa o lançamento da primeira candidata “trans” a disputar uma prefeitura no Brasil. Samara Braga, contou com o apoio do Presidente Estadual do PSOL, Ronaldo Santos, que esteve presente na reunião e foi decisivo para a escolha da Pré Candidata.

Samara Braga destacou a importância de Alagoinhas ter uma candidatura que levante as bandeiras da comunidade LGBT e da população negra do município, dentre outras, que nunca teve representatividade no Legislativo e no Executivo da cidade.

Durante o evento, a pré-candidata aproveitou a oportunidade para lançar, em primeira mão, a proposta de um Projeto-Lei, caso seja eleita, que será encaminhado à Câmara Dos Vereadores local, exigindo que as empresas instaladas em Alagoinhas sejam obrigadas a contratar a mão-de obra da cidade e a fornecer vagas às travestis e transexuais com o objetivo de promover inclusão social e retirá-las do mundo da prostituição e igualdade de oportunidade para a população negra, desta que é considerada uma das cidades de maior população negra da Bahia.

“ Elas precisam ter vagas no mercado de trabalho para que não continuem recorrendo à prostituição como a única fonte de renda e de sobrevivência. Meu projeto vai defender que elas possam trabalhar e exercer livremente a identidade de gênero sem sofrer retaliações e preconceito”, pontuou. De acordo com Samara, no universo da prostituição, a população LGBT corre risco de violência motivada pela transfobia, contrair diversas doenças sexualmente transmissíveis e, quando envelhecem, ficam sem nenhum tipo de amparo do Estado brasileiro.

A transexual ressaltou que no período eleitoral não irá se restringir às reivindicações dos gays, lésbicas, transexuais, simpatizantes e travestis. Segundo ela, a plataforma da campanha não vai secundarizar nenhuma bandeira e pretende lutar em prol da população mais pobre da cidade, abordar pautas sociais relativas à habitação, saúde, educação, transporte e ampliação da cidadania dos alagoinhenses. “ Os outros candidatos não representam em totalidade os interesses dos setores excluídos e marginalizados de Alagoinhas! Visam apenas favorecer as elites e os grandes empresários!”, pontuou a primeira pré-candidata a participar da quebra-de braço ao cargo de prefeita do Município pelo PSOL.

A luta por moradia popular e digna, segundo Sâmara Braga, será uma das principais bandeiras levantadas durante as eleições. “Vou lutar para trazer dignidade não apenas aos moradores da Vila São Pedro mais a todos os cidadãos que precisam ter acesso à moradia digna e à qualidade de vida”, frisou

A pré-candidata fez críticas à ausência de políticas públicas nos conjuntos habitacionais pertencentes ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”, especialmente, o projeto da Vila São Pedro, onde a transexual reside. Segundo ela, a proposta foi implementada visando apenas o apelo eleitoral sem levar em consideração as reais necessidades das famílias.

“ Eles construíram as casas em um local de difícil acesso, isolado, na periferia. Não temos posto de saúde próximo, saneamento básico (rede de esgoto), a iluminação é precária, precisamos de pavimentação asfáltica e os pontos de ônibus ficam muito longe. Na maioria dos locais, as pessoas ficam debaixo de sol e chuva esperando ônibus que levam muitas vezes mais de 1 hora para chegar, pois existem apenas dois pontos de ônibus concretos”, denunciou. O Presidente do Diretório de Alagoinhas, Catarino Pinto, também participou da reunião e apoiou a candidatura de Braga.

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: U4FJXY7TLEPVTET e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

PUBLICIDADE

Garota de programa protesta em Brasília

Letícia Miranda, modelo e estudante de odontologia faz seu primeiro ensaio sensual na praia