em

SineBahia Móvel encaminha 320 pessoas para disputa de empregos

O aperto financeiro na casa de Rita Neves Farias, 32 anos, pode estar com os dias contados. Desempregada há pouco mais de um ano, ela está perto de garantir lugar no mercado de trabalho formal. Por meio do projeto SineBahia Móvel, que esteve no centro de Lauro de Freitas, nesta segunda-feira (29), Rita conseguiu uma […]

SineBahia Móvel. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
SineBahia Móvel. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

O aperto financeiro na casa de Rita Neves Farias, 32 anos, pode estar com os dias contados. Desempregada há pouco mais de um ano, ela está perto de garantir lugar no mercado de trabalho formal. Por meio do projeto SineBahia Móvel, que esteve no centro de Lauro de Freitas, nesta segunda-feira (29), Rita conseguiu uma carta de encaminhamento para disputar uma vaga de promotora de vendas, após preencher os requisitos exigidos pela empresa contratante.

Trezentas e vinte pessoas foram atendidas em fase de triagem pela iniciativa, que também ofereceu serviços de emissão gratuita de documentos, como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Na ação itinerante, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), por meio do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), intermediou mais de 140 vagas de emprego

“Tenho uma filha de oito anos e estava muito difícil sustentá-la apenas com o salário do meu marido. Depois de ficar muito tempo sem trabalhar, tinha perdido a esperança de conseguir arrumar um trabalho, mas, graças a Deus, estou tendo a chance de lutar por uma vaga”, afirma Rita. Telemarketing, consultor de vendas, porteiro, garçom e técnico de eletromecânica foram algumas das ocupações que tiveram vagas ofertadas pelo serviço móvel nesta segunda.

Rita Neves. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
Rita Neves. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Ainda em Lauro de Freitas, o SineBahia disponibilizou inscrições em palestras motivacionais e cursos nas áreas de redação, gramática e interpretação de texto. As atividades, que ajudam a melhorar o currículo, são realizadas até 11 de março, na unidade central do serviço, localizada na Avenida ACM, em Salvador.

“O SineBahia tem feito a intermediação entre o interessado e a vaga, respeitando os requisitos exigidos em cada caso, mas não está abrindo mão de deixar o candidato apto e atualizado para ter seu lugar no mercado de trabalho”, explica o gerente da unidade central do SineBahia, Helber Pacheco.

Em 2015, o SineBahia atendeu mais de 1,8 mil trabalhadores em seis ações itinerantes. Para 2016, outras cinco visitas a bairros de Salvador e região metropolitana devem ser realizadas. Bairros como Cajazeiras, Mussurunga e Periperi, na capital, já estão confirmados no calendário da instituição.

Empreendedorismo e capacitação

Escolha de vida feita por um número cada vez maior de pessoas no Brasil, o empreendedorismo não ficou de fora da edição 2016 do SineBahia Móvel. Para quem tem o sonho de abrir o próprio negócio, o Sebrae promoveu orientações de como montar empresas e ter sucesso no mundo corporativo.

Quem também fortaleceu a ação foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realizou a inscrição de candidatos interessados em cursos gratuitos de aperfeiçoamento e capacitação. Ao todo, 140 vagas em diversas áreas, como técnicas de atendimento e recepção e noções básicas de rotinas administrativas, foram ofertadas pelo Senac.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Iniciada obra de ampliação da estação de tratamento de água de Barreiras

Jack Soul Revenge Girl apresenta “Não alimente os animais”