em

Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e Assomiba promovem 1° Seminário de Pulverização

Evento oferece a possibilidade de disseminar conhecimentos e experiências entre as concessionárias de máquinas e aqueles que trabalham na operação de pulverizadores no dia a dia Por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e a Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas […]

Evento oferece a possibilidade de disseminar conhecimentos e experiências entre as concessionárias de máquinas e aqueles que trabalham na operação de pulverizadores no dia a dia

Por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e a Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) acontece no dia 15 de janeiro, o 1° Seminário de Pulverização. O objetivo é promover a atualização de conhecimentos e a troca de experiências sobre a atividade, cada vez mais presente no processo de produção, seja antes, durante ou após a implantação de uma lavoura.

Para o presidente da Assomiba, Fábio Queiroz Martins, o evento possibilitará o aperfeiçoamento do conhecimento entre os operadores de máquinas agrícolas da região Oeste. “A partir deste encontro, os produtores rurais terão operadores mais capacitados, que poderão utilizar todos os recursos que o equipamento disponibiliza. As empresas que comercializam equipamentos agrícolas, por sua vez, terão seus produtos sendo utilizados por pessoas capacitadas. A parceria da Assomiba com o Sindicato Rural é de longa data e a realização destes seminários contribui para reforçá-la ainda mais”, avalia.

O instrutor do Senar/BA, Adilton Lima, que será o primeiro a ministrar palestra sobre as Normas Regulamentadoras, ressalta a necessidade de se discutir a respeito da lei que regulamenta o uso dos agrotóxicos a fim de garantir segurança e saúde no trabalho. “Empregados e empregadores precisam cumprir com as determinações previstas na legislação. O descumprimento às normas regulamentadoras vigentes poderá ocasionar aplicação de penalidades”, justifica.

Tecnologia de aplicação

Na sequência, o especialista em Plantio Direto e instrutor em mecanização do Senar/BA, Ingbert Döwich, palestra sobre “Tecnologia de Aplicação”. A discussão a respeito do tema é essencial visto que o mau uso, a falta de conhecimento atualizado e a inexistência de cuidados com a manutenção e com a operação ocasionam falhas e avarias nas máquinas e prejudicam o bom andamento no dia a dia de uma fazenda, onde a prática da pulverização está cada vez mais presente.

“O evento oferece a possibilidade de preencher uma lacuna, um gargalo entre as concessionárias de máquinas e aqueles que operam pulverizadores autopropelidos de diferentes marcas”, evidencia. A palestra do profissional deve concentrar a atenção em pontos como a revisão e manutenção adequadas e funcionalidade dos sistemas e mecanismos, que são requisitos básicos e indispensáveis para garantir, inicialmente, uma boa aplicação.

Em sua primeira edição, o seminário será realizado na sede do Sindicato Rural e terá programação durante todo o dia. Após as palestras, que acontecem todas pela manhã, os participantes assistem a uma demonstração técnica, no período da tarde, que acontece no campo experimental da Fundação Bahia (vide programação completa). Para participar, os interessados devem fazer a inscrição o mais breve possível, na sede do Sindicato ou via telefone. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3628-2777.

Convite Seminário Pulverização. Foto: Divulgação/Ascom
Convite Seminário Pulverização. Foto: Divulgação/Ascom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Campanha Natal Presente CDL chega ao fim na próxima quinta-feira (07)

Jennifer de Paula é apontada como sósia de Rihanna