em

Matrícula na rede estadual de ensino começa nesta quarta-feira (20)

Os estudantes da rede estadual de ensino e os oriundos das redes municipais de mais 30 cidades da Bahia (veja relação abaixo) também podem fazer a matrícula pela internet Começa quarta-feira (20) a matrícula na rede estadual de ensino. A matrícula, que será realizada até o dia 27 de janeiro, pode ser feita em qualquer […]

Os estudantes da rede estadual de ensino e os oriundos das redes municipais de mais 30 cidades da Bahia (veja relação abaixo) também podem fazer a matrícula pela internet

Começa quarta-feira (20) a matrícula na rede estadual de ensino. A matrícula, que será realizada até o dia 27 de janeiro, pode ser feita em qualquer escola estadual, das 8h às 20h. Para a matrícula é preciso apresentar o original do histórico escolar, original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência.

Pela internet

Os estudantes da rede estadual de ensino e os oriundos das redes municipais de mais 30 cidades  da Bahia (veja relação abaixo) também podem fazer a matrícula pela internet, por meio do Sistema de Matrícula Online, da Secretaria da Educação do Estado. Basta acessar o Portal da Educação.

Matricule-se aqui

Municípios que participam da matrícula via internet:

Barro Preto, Barrocas, Camacan, Camaçari, Cândido Sales, Caraíbas, Catu, Coronel João Sá, Dias d’Ávila, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Glória, Itabuna, Itapitanga, Jussari, Lamarão, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Nordestina, Paulo Afonso, Piripá, Queimadas, Retirolândia, Salvador, São Domingos, São José da Vitória, Simões Filho, Una, Uruçuca, Vera Cruz, Vitória da Conquista.

Matrículas

De acordo com o calendário de matrícula, da Secretaria da Educação do Estado, os estudantes da rede estadual que não fizeram a renovação de matrícula ou que pretendem se transferir para outra escola, devem realizar a matrícula no dia 20 de janeiro. Este estudante pode fazer a matrícula em qualquer escola da rede ou acessando o Portal da Educação e utilizando o mesmo código contido na Carta de Renovação.

Já os alunos concluintes do 5º e 9º ano das redes municipais devem efetuar a matrícula nos dias 21 e 22 de janeiro, em qualquer escola da rede estadual. O concluinte do 9º ano pode fazer a opção pelo Ensino Médio regular ou pelos cursos técnicos e nível médio da Educação Profissional. Além da opção de ir a qualquer unidade escolar da rede estadual, os estudantes de Salvador e das cidades de Barro Preto, Barrocas, Camacan, Camaçari, Cândido Sales, Caraíbas, Catu, Coronel João Sá, Dias d’Ávila, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Glória, Itabuna, Itapitanga, Jussari, Lamarão, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Nordestina, Paulo Afonso, Piripá, Queimadas, Retirolândia, São Domingos, São José da Vitória, Simões Filho, Una, Uruçuca, Vera Cruz e Vitória da Conquista podem fazer pelo Portal da Educação.

Estes estudantes podem realizar a matrícula online com o código entregue pela secretaria escolar. Caso necessite, o estudante ou responsável legal pode resgatar o código acessando o site: www.educacao.ba.gov.br, preenchendo os seguintes campos: nome da mãe, nome do aluno, data de nascimento. Ainda para os alunos das redes de Salvador e Camaçari, a matrícula pode ser realizada na escola em que o aluno cursou o ano letivo de 2015.

“A Secretaria disponibiliza esse sistema para dar mais conforto e evitar filas desnecessárias nas unidades. Ao invés de se deslocarem até a escola, a matrícula pode ser feita em casa sem nenhuma dificuldade, por meio do sistema. Os alunos apenas devem ficar atentos ao cronograma de matrícula”, explica Eliana Carvalho, diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Eliana ainda ressalta que “para efetivar a matrícula online, o estudante deve utilizar o código contido na Carta de Matrícula disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação e captura da foto, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula”.

Os dias 25, 26 e 27 são destinados às matrículas novas de estudantes que desejam entrar na rede estadual de ensino. O dia 25 é destinado ao ingresso em qualquer série do Ensino Fundamental e os dias 26 e 27 para os estudantes que querem ingressar no Ensino Médio, incluindo os cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional. Para os estudantes que foram classificados no sorteio eletrônico, na modalidade Prosub, a matrícula ocorrerá de 25 a 27 de janeiro.

A rede Estadual de Educação Profissional está ofertando 44.253 novas vagas, sendo 18.016 para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, 4.100 vagas para Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em Tempo Integral, 11.352 para a Educação Profissional modalidade Subsequente (classificados no sorteio eletrônico), 665 de Proeja Fundamental e 10.120 vagas para a modalidade Proeja Médio.

Veja abaixo o calendário de matrícula 2016

20/01 – Transferência de estudantes da rede estadual: para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2015, ao qual se aplique uma das seguintes situações:

– a escola não oferece a série subsequente
– não renovou sua matricula
– mudança de domicilio

21 e 22/01/2016 – Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental: para os estudantes regularmente matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino do Estado da Bahia, no ano letivo de 2015, cujas escolas não oferecem a série subsequente.

Matrícula Nova – Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer série para o Ensino Fundamental e Médio, atendendo, sobretudo, às diversas modalidades de oferta (cursos técnicos de nível médio, cursos de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos – nível fundamental).

25/01 – Ensino Fundamental.

26 e 27/01 – Ensino Médio e Educação Profissional

 

Documentos necessários

– Original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, firmado pela direção da escola (deve ser substituído pelo histórico em até 30 dias);
– Original e cópia de certidão civil ou RG;
– Original e cópia do CPF (obrigatório para Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio);
– Original e cópia do comprovante de residência;

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Vítima é assaltada e esfaqueada por criminosos covardes em Teixeira de Freitas

Ampliação de taper da Avenida 85 será concluída no fim desta semana