em

Femadum lança músicas do Carnaval e agita o Pelourinho

Milhares de pessoas se reuniram no Largo do Pelourinho, na tarde deste domingo (10), para conhecer as músicas que vão ser tema do Carnaval de 2016 do bloco afro Olodum. Numa prévia do que o grupo vai levar para a avenida, o Festival de Música e Artes Olodum (Femadum) agitou o público que, além de […]

Femadum. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Femadum. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Milhares de pessoas se reuniram no Largo do Pelourinho, na tarde deste domingo (10), para conhecer as músicas que vão ser tema do Carnaval de 2016 do bloco afro Olodum. Numa prévia do que o grupo vai levar para a avenida, o Festival de Música e Artes Olodum (Femadum) agitou o público que, além de aprovar as novas composições, dançou ao som de antigos sucessos. 

Com o tema ‘Brasil, mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?’, a edição deste ano selecionou a canção ‘Tambor Varonil’, composta por Jucka Maneiro, Sandoval Maneiro e Roberto Cruz, e ‘Dores e Glórias’, de Elll Costa, Uéslei Lopes e Graziela Ayres. O evento, realizado com o apoio do Governo do Estado, também teve a participação especial do cantor Edson Gomes.
 
Femadum. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Femadum. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Segundo o presidente do Olodum, João Jorge, o objetivo do festival é divulgar a cultura afro-brasileira e os talentos que usam o tema como inspiração. “Duas músicas muito boas ganharam o festival deste ano e serão cantadas pelo Olodum daqui pra frente. Músicas que contam a história do nosso povo e da nossa luta”, explicou.

Durante o evento, o secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, foi homenageado pelo Olodum com o Troféu Jama. “Estamos aqui diante de dois fortes símbolos da identidade da Bahia: o Pelourinho e o Olodum. Por isso que o Estado se sente na obrigação de apoiar eventos como esse, que promovem a cultura e a valorização do nosso povo”, afirmou o secretário. 

Femadum
 
Criado em 1980, o Femadum já deu visibilidade a compositores e cantores como Jau Peri, Pierre Onassis, Tonho Matéria e outros nomes no cenário musical baiano. Também já participaram do evento diversos grupos artísticos baianos, nacionais e internacionais, em especial, aqueles vinculados à cultura negra, e personalidades como Jimmy Cliff, Gal Costa, Caetano Veloso, Sandra de Sá, Luiz Melodia, Elza Soares, Gilberto Gil e Daniela Mercury.
Femadum. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Femadum. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Femadum. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Femadum. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Amanda Gontijo exibe corpão em hotel fazenda

Patrícia Ribeiro volta ao Brasil para apresentar 2ª tiragem de sua autobiografia