em

Polícia Militar da Bahia forma 123 aspirantes-a-oficial

Após três anos de capacitação e treinamento especializado em Segurança Pública, 123 aspirantes-a-oficial foram formados pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA), na noite desta sexta-feira (11), em solenidade realizada na Área Cívica da Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB). Do total, 107 vão reforçar o policiamento na capital e interior e cinco vão ser incorporados […]

Formatura de Aspirantes 2015. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
Formatura de Aspirantes 2015. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Após três anos de capacitação e treinamento especializado em Segurança Pública, 123 aspirantes-a-oficial foram formados pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA), na noite desta sexta-feira (11), em solenidade realizada na Área Cívica da Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB). Do total, 107 vão reforçar o policiamento na capital e interior e cinco vão ser incorporados ao Corpo de Bombeiros. Os outros onze, que apesar de terem sido formados em território baiano não pertencem à polícia local, voltarão para seus respectivos estados – dez para o Mato Grosso do Sul e um para Roraima.

Os novos aspirantes realizaram juramento à Bandeira Nacional de cumprir leis e zelar pela segurança, e a troca do espadim Tiradentes (arma representativa do Aluno-Oficial PM) pela espada – símbolo do oficialato da Polícia Militar.

Formatura de Aspirantes 2015. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
Formatura de Aspirantes 2015. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Diversas autoridades marcaram presença na cerimônia, entre elas o secretário da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, e o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão. Para Brandão, o entusiasmo apresentado pelos novos integrantes ajuda a motivar a corporação, que precisa estar em constante treinamento e atualização. “Eles chegam cheio de gás e contagia quem já tem tempo na função. Isso é muito positivo porque a Polícia Militar tem um trabalho árduo de proteger a população. Além disso, estamos cada vez mais empenhados em nos aproximar do cidadão para que ele perceba que somos aliados”, afirma o comandante geral.

 

Formatura de Aspirantes 2015. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
Formatura de Aspirantes 2015. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Capacitação

Com três anos de duração em regime de semi-internato e um ano de aspirantado, os alunos integrarão o efetivo em unidades operacionais da PM, onde passarão a estagiar em atividades de comando de tropa. Se aprovado, o aspirante passa a oficial, no posto de primeiro tenente.

Anteriormente, a turma já foi preparada através de disciplinas específicas como técnica de armamento e tiro, defesa pessoal, policiamento de choque, montado, ambiental, ostensivo geral; além das disciplinas fundamentais como Direitos Humanos, Penal, Processual Penal, Civil, Precessual Civil, Penal Militar e Processual Penal Militar, constitucional e Relações Interpressoais e inteligência emocional.

Além das aulas teóricas, os aspirantes-a-oficial também são submetidos a diversas jornadas de instruções, quando são empregadas oficinas práticas que envolvem simulações de assalto em ônibus, sequestro relâmpago, explosão de caixa eletrônico, briga em bar, entre outras. 

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Philip Morris vai investir R$ 168 milhões em projeto de tabaco no Oeste da Bahia

Tati Minerato esbanja sensualidade durante ensaio da Gaviões da Fiel