em

Sebrae lança IX edição do Prêmio Prefeito Empreendedor no Encontro de Prefeitos

Neste segundo dia (18/09) do 4º Encontro de Prefeitos que a UPB está realizando em Guarajuba o superintendente do Sebrae/Ba, Adhvan Furtado, lançou oficialmente a IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Gestores municipais que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização da gestão pública já podem se […]

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste segundo dia (18/09) do 4º Encontro de Prefeitos que a UPB está realizando em Guarajuba o superintendente do Sebrae/Ba, Adhvan Furtado, lançou oficialmente a IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Gestores municipais que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização da gestão pública já podem se inscrever.

“As micro e pequenas empresas podem ser a grande solução para essa época de crise nos municípios baianos”, afirmou o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado. “Sabemos que não é todo município que tem condições de ter uma grande indústria, então é nos pequenos negócios que temos que buscar o crescimento local. Quero solicitar aos prefeitos que coloquem a sala do empreendedor para funcionar no seu município, pois mais da metade dos empregos do Brasil estão nas micro e pequenas empresas”, destacou.

A presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria, lembrou que o Encontro de Prefeitos tem como objetivo incentivar as prefeituras a atuar na formalização e criação de pequenos negócios promovendo o desenvolvimento econômico local. Segundo ela, a Bahia é o terceiro estado com o maior número de micro empreendedores individuais e que é preciso explorar o potencial existente nos municípios. “O fomento aos pequenos e microempreendedores tem que ser visto pelos prefeitos como uma alternativa para que o município gere renda e o emprego público deixe de ser a única oportunidade de trabalho no interior, uma vez que as prefeituras ou estão demitindo ou não podem mais contratar”, explica Maria Quitéria.

Gratuita, a inscrição pode ser feita via internet (http://pspe.sebrae.com.br/) e cada município poderá inserir até dois projetos, sendo um em cada uma das oito seguintes categorias: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, e Pequenos Negócios no Campo, além das novas modalidades de Inovação e Sustentabilidade, Municípios Integrantes do G100, e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. O mesmo projeto poderá concorrer em duas categorias e é necessário que a ação tenha resultados comprovados, mesmo que parciais.

Na Bahia, as inscrições podem ser feitas até 30 de novembro de 2015. A premiação estadual será realizada no dia 31 de março de 2016. Na última edição, realizada em 2013-2014, representantes de 64 municípios baianos fizeram a pré-inscrição no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, sendo 31 deles concorrentes efetivos. Ao total, 18 prefeituras ficaram como finalistas da etapa estadual, quatro delas vencedoras, com destaque para o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, que também venceu a etapa nacional com o projeto “Cidade Empreendedora”, na categoria Desburocratização.

A IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o Governo Federal.

O 4º Encontro de Prefeitos realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) com corealização da Associação Brasileira de Municípios (ABM) conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Sebrae, Caixa, BNDES, Correios, Banco do Brasil, Funasa, Coelba, Bradesco, EGBA, Braskem e Conishi.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Rodrigo Rios lota Villa Country em show especial em homenagem a Cristiano Araújo

Musas da semana: A transparência séria de Adriana Lima