em

Congresso Internacional de Direito da FASB debate temas em destaque da atualidade jurídica nacional

Palestras, minicursos e debates sobre a redução da maioridade penal, sistema penal brasileiro e outros temas foram tópicos do II Congresso Internacional de Direito, encerrado na última quinta-feira (24) na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). O congresso, com programação com dois dias de evento, abordou temas atuais da realidade jurídica nacional e contou com […]

Palestra sobre Federalismo com Guilherme Klafke. Foto: Divulgação/FASB
Palestra sobre Federalismo com Guilherme Klafke. Foto: Divulgação/FASB

Palestras, minicursos e debates sobre a redução da maioridade penal, sistema penal brasileiro e outros temas foram tópicos do II Congresso Internacional de Direito, encerrado na última quinta-feira (24) na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). O congresso, com programação com dois dias de evento, abordou temas atuais da realidade jurídica nacional e contou com a participação de cerca de 300 advogados e estudantes da área do direito de Barreiras e toda a região Oeste.

O evento contou com grandes nomes da área jurídica como Joseph Handerson, doutor em Antropologia Social, que discorreu o tema “Diáspora Haitiana: Sentidos Históricos, Políticos e Sociais”; e Guilherme Klafke, mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), que ampliou o debate sobre “Federalismo: Força e Fraqueza na promoção dos direitos fundamentais”.

Palestra sobre Federalismo com Guilherme Klafke. Foto: Divulgação/FASB
Palestra sobre Federalismo com Guilherme Klafke. Foto: Divulgação/FASB

Ao participar do evento pela segunda vez, o acadêmico do 8º semestre do curso de Direito na FASB, Jorneis Castro, avaliou positivamente o Congresso. “Os minicursos e palestras contaram com a participação de profissionais da área jurídica e nomes reconhecidos no país. Isso é fundamental para a nossa formação profissional. Com isso, não é preciso ir para outros estados, a FASB proporciona estes eventos aqui mesmo em Barreiras”, avalia.

Durante a programação, destaque para os minicursos sobre Criminologia Crítica com o doutor em Direito, Marcelo de Oliveira Moura; e Webcidadania, com os renomados Eduardo de Assis Brasil, Andrewes Pozeckek e Liana Merladete, que abrangeram uma perspectiva de multiplicação de ativistas criativos no Rio Grande do Sul.

Público presente durante Congresso Internacional de Direito FASB. Foto: Divulgação/FASB
Público presente durante Congresso Internacional de Direito FASB. Foto: Divulgação/FASB

“O fato da FASB ser associada desde 2013 à Rede Latino Americana de Faculdades e Escolas de Direito facilita a organização de encontros internacionais como o Congresso Internacional na instituição”, é o que afirma  a coordenadora do curso de Direito,Cristiane Pacheco. “É possível trazer profissionais associados à rede. O que proporciona que os acadêmicos tenham um contato diferenciado daqueles que eles estão expostos diariamente em sala de aula”, entende.

Intercâmbio – Durante o II Congresso Internacional de Direito, a FASB assinou um novo convênio de intercâmbio com a Universidad Bernando O´ Higgins, e contou com a presença de quatro estudantes chilenos da instituição que participaram do evento durante o período do intercâmbio de curta duração em Barreiras. Segundo a coordenadora do curso de Direito da FASB, os estudantes chilenos estão em Barreiras conhecendo a realidade jurídica local e visitando as sedes dos juizados e fórum da cidade. “Em março do próximo ano, será a vez de quatro dos nossos estudantes viajarem para o Chile para o mesmo formato de intercâmbio”.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Embasa promove ações socioambientais em três municípios do Oeste da Bahia

Ju Valcézia mostra corpaço de biquíni em bastidores de campanha