em

Brejolândia promoveu o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef

“Eu e meu município crescemos juntos”, sob esse prisma, no dia 15 de agosto de 2014 foi realizado no município de Brejolândia o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016. O evento teve como objetivo, apresentar diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes do fórum, bem […]

Foto: Jayme Modesto
Foto: Jayme Modesto/JGO

“Eu e meu município crescemos juntos”, sob esse prisma, no dia 15 de agosto de 2014 foi realizado no município de Brejolândia o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016. O evento teve como objetivo, apresentar diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes do fórum, bem como, reunindo informações sobre ações, programas e políticas para os jovens da cidade.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Múltiplo Uso e contou com a presença de mais de 100 pessoas, sendo representantes de várias representatividades de órgãos governamentais e da sociedade civil, dentre elas: crianças e adolescentes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Igreja, presidente de Associações Comunitárias e Rurais, Pastoral da Criança, profissionais de saúde, educação e assistência social, jornal, Câmara de Vereadores, gestores e professores das Escolas Municipais e Estaduais, Famílias atendidas pela Bolsa Família, PSF, CREAS e CRAS, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão, onde a comunidade conversou sobre os problemas e buscou os caminhos para resolvê-los.

O evento iniciou com a apresentação cultural e danças com acompanhamento do sanfoneiro Domingão, em seguida a composição da mesa formada pela Secretária Municipal de Educação e a Articuladora do Selo, o Presidente do CMDCA, a representante da comissão pró-selo.

Foto: Jayme Modesto/JGO
Foto: Jayme Modesto/JGO

A articuladora do Selo, Queila Francineia Monteiro, realizou uma explanação sobre a metodologia do Selo e do Fórum Comunitário, e apresentou a Comissão Pró-Selo à comunidade. A técnica do CRAS e psicóloga, Lucelia Caroline, apresentou o diagnóstico sobre os serviços ofertados às crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos.

Por fim, após um breve intervalo, formaram-se os grupos de trabalhos para discussão dos eixos. Após a discussão, cada grupo em plenária, propôs ações para compor o Plano Municipal de Ação. O evento demonstrou que o engajamento da comunidade é muito importante para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. Para dar continuidade a Comissão pró-Selo já tem reunião marcada, com vistas a organizar o Plano Municipal de Ação. “A conquista do SELO UNICEF é responsabilidade de todos”.

Foto: Jayme Modesto/JGO
Foto: Jayme Modesto/JGO

Por Jayme Modesto/JGO

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Correntina: Acidente com vítima fatal próximo ao balneário Sete Ilhas

Dilma tem 36%, Marina, 21%, e Aécio, 20%, diz pesquisa Datafolha