em

Tabocas do Brejo Velho: PJ debate reforma política na Semana da Cidadania de 2014

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, a Pastoral da Juventude (PJ) de Tabocas do Brejo Velho, Oeste da Bahia, se reuniu com o grupo de jovens da sede, Jovens Unidos para Amar e Servir (Jupas), da zona rural Grupo Nação Unida a Cristo (GNUC), e de Brejolândia/BA para debaterem sobre a Reforma Política […]

semana-da-cidadania-tabocas-do-brejo-velho-2014-www.folhageral.com/arquivo (1)

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, a Pastoral da Juventude (PJ) de Tabocas do Brejo Velho, Oeste da Bahia, se reuniu com o grupo de jovens da sede, Jovens Unidos para Amar e Servir (Jupas), da zona rural Grupo Nação Unida a Cristo (GNUC), e de Brejolândia/BA para debaterem sobre a Reforma Política e o Plebiscito Constituinte. Essa iniciativa foi inspirada na 5ª Semana Social Brasileira e nas manifestações de rua que aconteceram ano passado.

semana-da-cidadania-tabocas-do-brejo-velho-2014-www.folhageral.com/arquivo (4)

Com o tema: “Que estado temos? Que estado queremos”, o debate foi dividido por equipe: Guiomar de Souza Santana (ex-vereadora PT), José Valter Dias da Costa (professor), Ir. Virgínia Vitoria (Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã) e equipe de conselheiros tutelar Silvânia, Cláudia e Robson. Guiomar falou sobre a importância da reforma política e a necessidade de que ela aconteça. Citou os pontos fortes da juventude na luta pela reforma política, o conhecimento em que consiste a reforma política e lutar por uma reforma política que seja boa para o país não para os políticos. Lembrou do novo Código Florestal que teve alguns vetos e modificações pela presidente Dilma Rousseff “Temos que lutar por uma reforma política que melhore o nosso país, cobrar leis que melhore nosso sistema político e não que o torne pior”. Concluiu.

semana-da-cidadania-tabocas-do-brejo-velho-2014-www.folhageral.com/arquivo (5)

José Valter explicou para que serve a reforma política e o plebiscito constituinte, destacando o atual sistema político, os ‘poderosos’ políticos e sistema de corrupção.

Já no último dia, os conselheiros tutelares incentivaram os jovens a saírem às ruas, a lutarem pelos seus direitos a lutar pela reforma política e por novas conquistas. Deixando o apoio manifestações dentro da lei. Para encerar, Gleiciane da Paz, Coordenadora da Pastoral da Juventude de Tabocas, fez um breve discurso agradecendo a presença de todos e conclui com uma oração.

 

Semana Social Brasileira

A Semana Social Brasileira (SSB) é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade Justiça e Paz. Ela acontece desde 1991, sendo uma forte voz contra as desigualdades sociais. Ela trabalha em conjunto com organizações sociais na defesa dos direitos humanos, civis e da natureza, propagando sempre a solidariedade e as verdades cristãs.

Segundo o site oficial, a 5ª SSB está sendo construída, tendo como referência a experiência das anteriores. Seu objetivo é promover a “participação ampla de pessoas e entidades, a abertura ao ecumenismo e diálogo inter-religioso, o pluralismo de ideias e valores, o exercício do debate democrático”.

 

Texto e fotos
Por Adamy Gianinni
Redação Folha Geral – [email protected]/arquivo.br

Folha Geral

Saiba mais sobre a Folha Geral em: https://www.folhageral.com/sobre-nos/

Vaza foto do Samsung Galaxy K, com zoom óptico

Após vídeo de sexo, dançarino da Black Style é demitido