em

Depósito vaza e sangue retido pelo DPT escorre em bairro de Barreiras

Órgão afirma que caixa que armazena líquido atingiu limite antes de prazo. Morador relata que situação ocorre há 3 anos e gera aumento de moscas. Uma quantidade de sangue é vista escorrendo por uma rua do bairro Morador da Lua, em Barreiras, no oeste da Bahia, segundo denúncia recebida via VC no G1. O internauta […]

Órgão afirma que caixa que armazena líquido atingiu limite antes de prazo.
Morador relata que situação ocorre há 3 anos e gera aumento de moscas.

Sangue e produtos químicos usados em necropsias no IML de Barreiras são lançados à céu aberto na cidade (Foto: Salomão Correia/ Blog Alô Alô Salomão)
Sangue e produtos químicos usados em necropsias no IML de Barreiras são lançados à céu aberto na cidade (Foto: Salomão Correia/ Blog Alô Alô Salomão)

Uma quantidade de sangue é vista escorrendo por uma rua do bairro Morador da Lua, em Barreiras, no oeste da Bahia, segundo denúncia recebida via VC no G1. O internauta preferiu não se identificar, mas apontou que o sangue sai da sede do Instituto Médico Legal, órgão do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Procurado, o DPT informa que “medidas corretivas” estão sendo tomadas para manutenção da caixa depósito onde os resíduos são armanezados. Segundo o Departamento, o sangue vazou porque a caixa atingiu o limite antes do prazo.

O morador da cidade contou ao G1 que o problema acontece há mais de três anos, indicando que a estrutura do DPT é precária – segundo afirma, há poucas geladeiras e o atendimento é demorado.

Por causa dessa situação, ele afirma que há incidência de moscas e, nos dias de chuva, os dejetos do canal são levados para o Rio São Francisco, que corta a cidade e fica próximo à delegacia e à  Justiça do Trabalho.

“Ninguém toma banho no Rio São Francisco. As pessoas só vão para Rio de Ondas, que fica afastado da cidade e não está poluído. Aqui o saneamento básico é precário e o esgoto vai todo para o Rio São Francisco”, denuncia o leitor.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Barreiras confirma que saneamento básico da cidade é precário e aponta que já tem um projeto de melhoria no sistema já em implantação.

“No local não há canal de esgotamento sanitário feito para escoamento das águas pluviais e de esgotos. É uma ‘baixada’ de acúmulo de água. É como se fosse um canal, mas ele não segue para outros lugares, como para o rio. Nós já estamos notificando essa denúncia para nossa vigilância sanitária, até porque a denúncia formal não chegou para nós, estamos sabendo através da imprensa”, explicou o assessor da prefeitura Adauto Soares.

Prefeitura de Barreiras afirma problema de saneamento básico na cidade, mas disse já ter uma projeto para melhorias (Foto: Salomão Correia/ Blog Alô Alô Salomão)
Prefeitura de Barreiras afirma problema de saneamento básico na cidade, mas disse já ter uma projeto para melhorias (Foto: Salomão Correia/ Blog Alô Alô Salomão)

 

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Prefeitura de Cristópolis começa a construção da unidade de saúde de Sítio do Hermenegildo

Igreja cria polêmica com pastor e fiéis nus durante culto nos EUA