em

Equipes do Inema e Vigilância Sanitária da Bahia chegam para investigar contaminação por agrotóxicos em rios de Riachão das Neves

No dia 4 de janeiro deste ano, uma carta de Ivone dos Santos, moradora da comunidade de Deserto, zona rural de Riachão das Neves, Oeste da Bahia, foi endereçada a equipe de jornalismo do programa “Ligação Direta” da Rádio Vale AM 600 denunciando a contaminação das águas do rio Bom Jesus, supostamente provocada pela pulverização […]

aaaaed516bc4a8257ddf056d6c345cd3

706472c1e8dd57ef56636fb93c6af7a4

40dae214e17c586883eefb2731b009b0

No dia 4 de janeiro deste ano, uma carta de Ivone dos Santos, moradora da comunidade de Deserto, zona rural de Riachão das Neves, Oeste da Bahia, foi endereçada a equipe de jornalismo do programa “Ligação Direta” da Rádio Vale AM 600 denunciando a contaminação das águas do rio Bom Jesus, supostamente provocada pela pulverização de agrotóxicos, numa área de produção agrícola na “Boca dos Gerais”.

Segundo ela, após as chuvas do mês de dezembro de 2012, as águas ficaram brancas e com odor muito forte. Era possível sentir o mau cheiro à longa distância de tão intenso que estava. “Peço a esses fazendeiros para lembrarem que nós também somos gente. Estamos sofrendo muito sem água, porque necessitamos do rio prá tudo!”, enfatizou.

Alguns trechos da carta citam que adultos e crianças ficaram febris e cheios de caroços (eczemas) na pele depois de tomarem banho no rio, nas comunidades ribeirinhas de Guará, Pajeú, Deserto e outras vizinhas onde provavelmente houve a infecção da água.

Pediu a emissora o envio de alguém da reportagem para verificar de perto a situação, mas a produção do programa achou mais No art. 23 da lei complementar 140/2011 diz que é de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, proteger o meio ambiente e combater a poluição em todas as suas formas, mas o chefe interino do Ibama Sérgio Moreno alegou ser prerrogativas de um órgão estadual legislar a questão. Para justificar sua desobrigação de cuidar do caso, afirmou ainda que a legislação retirou esses poderes da esfera federal. viável procurar os órgãos competentes para investigar a denúncia. Desta forma, tentou entregar a carta à coordenadoria do Ibama que se recusou recebê-la alegando não ser de sua competência cuidar do fato. Ela foi protocolada e deixada no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde não havia qualquer pessoa da chefia para falar sobre o assunto e apresentar uma possível providência.

Na recepção disseram que o coordenador interino Rômulo Reis estava ausente. Ele encontra-se ocupando o cargo de Saul Cavalcante, o qual está em gozo de férias.

Declarou não existir dados concretos sobre os impactos da contaminação no ecossistema. Para Moreno é preciso haver uma análise dos prováveis danos causados ao solo, vegetação, animais aquáticos e saúde de habitantes dessas comunidades.

Nos computadores do órgão federal existem fotos que foram encaminhadas por moradores das comunidades expondo a coloração da água logo depois das chuvas, e uma área que foi degradada na nascente do rio.

Em entrevista a nossa equipe de reportagem, o secretário do Meio Ambiente de Riachão das Neves Antonio Junior, esclareceu que uma comissão formada por Técnicos do Inema e Vigilância Sanitária Estadual está chegando hoje à tarde ao município para apurar as acusações. “Eles virão de helicóptero e devem embarcar em Barreiras entre 15h e 16h para fazermos uma operação no local”, garantiu.

O Bom Jesus é indispensável para a sobrevivência dos moradores dessas localidades. Pois é dele que usam a água para lavar roupas, utensílios domésticos e consumo. Segundo Sérgio, suas águas chegam até o Rio São Francisco, consecutivamente, através do rio do Ouro e rio Grande. Informações Alô Alô Salomão

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Possível novo layout deixa Facebook parecido com jornais

Professora faz protesto e toma banho em buraco de estrada