em ,

Lançada licitação para compra de trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

A estatal Valec lançou nesta segunda-feira (5) a nova licitação para aquisição de trilhos que serão usados na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na Bahia. A data de abertura do pregão está marcada para 18 de setembro, quando acontece também a abertura dos envelopes na sede da empresa, em Brasília. O tipo de […]

220130805135947

A estatal Valec lançou nesta segunda-feira (5) a nova licitação para aquisição de trilhos que serão usados na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na Bahia. A data de abertura do pregão está marcada para 18 de setembro, quando acontece também a abertura dos envelopes na sede da empresa, em Brasília. O tipo de licitação será por menor preço global por lote.

São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre Ilhéus, no litoral, e Barreiras, no extremo oeste baiano. A licitação, dividida em cinco lotes que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 quilômetros), tem valor total de R$ 559 milhões.

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, disse que a licitação é essencial para que a Fiol avance. “Com este edital, a ferrovia afasta mais um ponto crítico e garante o avanço das obras, de acordo com o cronograma, desta que é a maior intervenção logística no estado, atraindo, assim, o potencial de desenvolvimento em várias cadeias da produção baiana”. Ele é o secretário responsável pelo monitoramento da Fiol por parte do governo da Bahia.

A divisão da nova licitação em lotes, segundo o coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente, vai ampliar a concorrência, “garantindo maior competição internacional e êxito no processo licitatório”.

Em julho, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste teve dois lotes liberados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A concessão de licença de instalação contemplou a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco e o trecho entre Caetité a Bom Jesus da Lapa. (Agecom)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Adolescente é assassinado brutalmente em área militar do 4º Bec em Barreiras

Ônibus da Novo Horizonte bate em traseira de carreta no km 30 da BR 242